Ind�strias de SC precisam de ensino t�cnico profissional

16/10/2017 12:45:00

O setor possui empregabilidade de 83% nos cursos de forma��o t�cnica

Indstrias de SC precisam de ensino tcnico profissional

A falta de mão de obra técnica profissional pode interferir de forma grave no crescimento das indústrias de Santa Catarina nos próximos anos. 

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, elaborado pelo Senai, os estados da região Sul do país vão precisar qualificar cerca de 350 mil trabalhadores de nível técnico para atender as demandas locais.

Para o deputado federal João Paulo Kleinübing, do PSD de Santa Catarina, o crescimento econômico desejado pelo país só será possível se houver investimentos fortes na qualificação profissional da população. 

Ele explica que a responsabilidade de preparar os jovens para o mercado de trabalho é dos estados: “O Brasil para ter níveis de crescimento adequados, para aumentar a produtividade da economia brasileira, precisa passar por um forte investimento em ensino técnico. Esse tem que ser um compromisso especialmente dos estados, a quem compete a questão do ensino médio, de investir, de preparar as escolas técnicas para poder receber esse aluno, formá-lo e estimulá-lo ao mercado de trabalho.”

Em Santa Catarina, alguns setores demonstram crescimento, mas as horas trabalhadas na produção industrial caíram quase meio por cento em julho, em comparação com o mesmo período de 2016. 

Os números são da Federação das Indústrias de Santa Catarina. 

A produção de alimentos no estado cresceu 7%.

A metalurgia registrou alta de 4%. 

Já as vendas, registraram crescimento de aproximadamente 15% nas indústrias de informática e produtos eletrônicos.

O presidente do Sindicato da Indústria da Informática de Santa Catarina, Alexandre Cunha, ressalta que a mão de obra qualificada é fundamental para o setor. 

Ele lembra que as empresas somam forças com o governo do estado para capacitar os trabalhadores. No entanto, o esforço não é suficiente para garantir o número necessário de técnicos profissionais que atendam as demandas do estado na indústria:
“Já temos uma parceria grande com o governo do estado. Ainda não é possível suprir toda demanda. Os investimentos na Educação não ocorrem de forma rápida. A mão-de-obra e os recursos humanos são peças chave nessa indústria, que é muito baseada em conhecimento".

O Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020 do Senai aponta a necessidade de qualificar cerca de 13 milhões de técnicos profissionais para atender demandas das indústrias em todos os estados. 

As áreas com maior necessidade de profissionais são: construção, meio ambiente e produção, e metalmecânica. 

O setor industrial de Santa Catarina possui empregabilidade de 83% nos cursos de formação técnica. 

Em média, os salários pagos para os profissionais técnicos podem ultrapassar R$ 6 mil em determinadas áreas, como os operadores de equipamentos em indústrias químicas.


MAPA DA PRODUÇÃO EM SC

O estado de SC tem uma característica peculiar, com a predominância de diferentes setores da indústria. 

Então, as unidades do Senai buscam acompanhar o desenvolvimento industrial, que de acordo com as tendências locais, desenvolvem novos cursos técnicos e superiores.

Por exemplo, o Oeste do estado predomina o setor da Indústria Alimentar. Já o Vale do Itajaí, na região de Blumenau, há uma vasta expansão da indústria têxtil. 

Em Joinville, que é a área mais industrializada do estado, há predominância da indústria Metal Mecânica.

Outro destaque na economia catarinense é a indústria automotiva e conexões em ferro, para redes hidráulicas e gás. Santa Catarina também é líder nacional em eletroferragens galvanizadas a fogo para distribuição de energia elétrica, telefonia e TV a cabo, além de parafusos e porcas e produtos para jardinagem.

Outro destaque para o estado é o fortalecimento da indústria 4.0, ou a Quarta Revolução Industrial, com os chamados cursos “Senai 4.0” com novas tecnologias independentes dos setores econômicos, já mapeadas nos diversos relatórios mundiais e também nos relatórios no Brasil (MDIC e MCTI). Portanto, de acordo com a demanda, são oferecidos cursos como Internet das Coisas, Big Data, Tecnologia da Informação e Segurança Digital.