ZEN inicia fornecimento de polias de roda livre de alternador

22/09/2017 08:30:00

Com tecnologia 100% nacional, empresa � a �nica fabricante brasileira do componente

ZEN inicia fornecimento de polias de roda livre de alternador

Os veículos das principais montadoras instaladas no Brasil são equipados com polias de roda livre de alternador produzidas pela ZEN.

A catarinense de Brusque está fornecendo a peça para uma fabricante mundial de alternadores.

Com tecnologia e produção 100% nacionais, a empresa é a única fabricante brasileira de polias para o mercado original.

A função da polia de alternador é transmitir o torque do motor do veículo para o alternador por meio de uma correia, transformando a energia mecânica em elétrica para carregar a bateria.

Há alguns anos, os veículos vinham equipados somente com polias rígidas.

Com o avanço tecnológico houve uma evolução da peça: a polia de roda livre, que contém diversos componentes internos que permitem que o rotor da peça gire livremente nos casos de desacelerações bruscas ou paradas do propulsor.

Com isso, se evita que a correia “escorregue” e apresente o famoso “grilado”, aquele som similar ao de um grilo – daí a origem do termo. Esta polia também aumenta a vida útil dos acessórios, como o tensionador, além de contribuir na redução de vibrações do motor.

 

MERCADO

A demanda desse componente aumentou com a crescente produção de veículos três cilindros no Brasil, como por exemplo, o Hyundai HB20, Ford Ka, Volkswagen UP!, FOX, Fiat Uno, Mobi e Argo e Renault Sandero, entre outros.

Desde 2005, a ZEN já produziu mais de quatro milhões de polias e já conta com mais de 200 itens no portfólio.

Para atender ao aumento da demanda na fabricação desse componente, a ZEN fez investimentos em novos equipamentos e no aprimoramento dos processos para assegurar os níveis de qualidade e segurança.

“A excelência dos produtos da marca já é reconhecida pelo mercado. Prova disso é a presença da empresa nos cinco continentes. As peças produzidas em Brusque (SC) são exportadas para mais de 50 países”, afirma Acácio Freitas, Coordenador de Marketing.