Grupo Eliane participa da Cersaie 2017. Meta � ampliar exporta��o

20/09/2017 08:30:00

Mercado externo representa 15% da receita operacional l�quida da empresa

Grupo Eliane participa da Cersaie 2017. Meta  ampliar exportao

O Grupo Eliane, empresa responsável pelas marcas Eliane Revestimentos, Decortiles e Eliane Tec, participa da 35ª edição da Cersaie – Salão Internacional da Cerâmica para a Arquitetura e Construção, que acontece de 25 a 29 de setembro em Bologna, Itália.

A feira é considerada o principal evento do calendário do setor de revestimentos cerâmicos, louças e metais do mundo.

Dentre as indústrias brasileiras que participam da feira, o Grupo Eliane é o único com stand próprio, reafirmando a força da marca na área de exportação – que representa atualmente 15% da receita operacional líquida da empresa.

"A vocação exportadora sempre esteve presente no DNA da Eliane, sendo a primeira fabricante do Brasil a enviar produtos cerâmicos para o exterior. Hoje, estamos presentes em mais de 80 países, principalmente nos Estados Unidos, Canadá, América do Sul, Europa e Oriente Médio. O volume de negócios internacionais é tão expressivo que faz da Eliane uma das poucas empresas na lista das principais exportadoras do Brasil", relata o diretor comercial e marketing do Grupo Eliane, Rogério Longoni.

O diretor não deixa de ressaltar ainda a importância do mercado interno como estratégia macro da empresa, já que o Brasil é considerado um dos maiores países no que se refere à produção e consumo de materiais cerâmicos no mundo. Seguindo este planejamento, a empresa atingiu, em 2016, faturamento de R$ 900 milhões, somando os consumos interno e externo – sendo uma das empresas que mais faturam no setor.

 

AMPLIAÇÃO DOS NEGÓCIOS

Para 2018, a expectativa do Grupo Eliane é continuar ampliando o volume de negócios em exportação. Para isto, vem direcionando esforços em processos que foquem no maior ganho de competitividade, na expansão no mercado externo e redução nos riscos de exposição às flutuações do câmbio.

"Para atingir este número, a Eliane tem investido na prospecção de novos clientes internacionais, abertura de novas regiões e adequação do seu portfólio para atender ao máximo à realidade de cada mercado específico. Em relação ao ano passado, já aumentamos em 40% a base de clientes e obtivemos um crescimento de mais de 15% de faturamento em dólares nos últimos dois anos", explica o gerente de planejamento e logística da Eliane, Paulo Mendonça.

 

SOBRE A ELIANE

Com atuação de 57 anos no mercado, a Eliane foi a primeira cerâmica brasileira a fabricar porcelanato.

A empresa possui o maior e mais completo portfólio de revestimentos cerâmicos.

As seis unidades fabris estão distribuídas em dois polos: o Sul conta com cinco indústrias, sendo quatro em Cocal do Sul, onde também fica a sede da empresa; e a unidade Porcellanato, em Criciúma.

No Nordeste situa-se a unidade de Camaçari (BA).

Além de contar com um escritório internacional em São Paulo e centro de distribuição nos Estados Unidos, os produtos cerâmicos fabricados pela Eliane são encontrados em mais de 80 países, e no Brasil em mais de 15 mil pontos de vendas.