Como o cooperativismo impulsiona o empreendedorismo

28/07/2017 12:45:00

Feira de Oportunidades da Viacredi Alto Vale � exemplo para o desenvolvimento econ�mico

Como o cooperativismo impulsiona o empreendedorismo

Ederson Henrique Zvetzch trabalhou com vendas de máquinas e implementos agrícolas durante 12 anos. Há dois, decidiu abrir o próprio negócio, a Implemaq. Só conseguiu com o apoio de uma cooperativa.

“As grandes instituições financeiras não disponibilizam crédito para pequenas empresas. Na Viacredi Alto Vale encontrei apoio e facilidades que me ajudaram na concretização do meu sonho”, lembra.

Ana Rúbia Schiestl está há 12 anos no ramo alimentício, à frente da Mein Haus junto com a família. Também destaca que a empresa de massas consegue permanecer com qualidade e competitividade no mercado com o auxílio do cooperativismo.

“Nós, das pequenas indústrias, encontramos nas cooperativas o apoio ignorado por grandes bancos, por exemplo. Através da Viacredi Alto Vale pude viabilizar o custeio de equipamento que tornam meu negócio mais eficiente”, constata.

A proximidade e a integração com a comunidade facilitam essa parceria. “A Cooperativa está mais próxima dos seus cooperados e, assim, conhece melhor a sua realidade, auxiliando cada um de maneira distinta e eficaz”, analisa o diretor executivo da Viacredi Alto Vale, Ricardo da Silva. Isso talvez explique o crescimento das Cooperativas, em média 20% ao ano, número superior aos médios e grandes bancos. Só na Viacredi Alto Vale, o número de cooperados cresceu 14,67% em 2016.

Um dos fatores da procura, é que o Cooperativismo não oferece apenas linhas de créditos específicas para empreendedores com condições e taxas diferenciadas.

“O apoio acontece com diferentes ações. Um destaque é a Feira de Oportunidades, que tem como objetivo fortalecer a atividade empreendedora, a geração de renda dos pequenos negócios e o cooperativismo, através da divulgação dos negócios dos cooperados a toda comunidade local. A 22ª edição será em Ituporanga, entre os dias 4 e 6 de agosto, e reunirá 52 expositores”, salienta Ricardo.

As entidades empresariais destacam a importância da iniciativa.

“A Viacredi Alto Vale está ajudando o empreendedor a divulgar sua empresa e seus produtos ou serviços. A feira, sem custos, é uma oportunidade única ao empreendedor que busca aumentar suas vendas e divulgar a sua marca”, constata o presidente da Associação Empresarial de Ituporanga (ACEI), Tiago Eifler.

“É importante a população conhecer realmente o potencial do município em termos de produtos e serviços e assim priorizar suas compras na própria cidade”, completa o presidente da CDL de Ituporanga, Lucio Francisco Thomazelli.

Visite o site: https://www.viacredialtovale.coop.br/