Ind�stria

Evento na capital discute gest�o de �guas residuais nas ind�strias

25/05/2017 12:00:00

Entre os dia 29 de maio e 2 de junho acontece o 14� LET evento da IWA � International Water Association

Evento na capital discute gesto de guas residuais nas indstrias
LET: Capital recebe evento internacional para promover o desenvolvimento e a implementa��o de abordagens inovadoras e eficazes para a gest�o da �gua.(Foto:Divulga��o)

É semana que vem: Entre os dia 29 de maio e 2 de junho, acontece em Florianópolis o maior evento sobre gestão de resíduos de águas do mundo. O 14º LET faz parte da Associação Mundial de Águas e estará na Capital catarinense discutindo soluções para problemas ligados ao tratamento de água no Brasil.

Os maiores especialistas sobre o assunto trarão as mais avançadas tecnologias para tratamentos de esgoto doméstico e industriais e outras inovações no setor. 

O Vale do Itajai é uma das mais promissoras e regiões do Estado, que tem alto inicie de empregabilidade e o setor têxtil é o maio responsável por isso. Mas é importante pensar que a indústria têxtil tem altos índices de poluição de água do mundo. A agua é usada em abundancia para a lavagem dos tecidos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, após uma recessão de dois anos consecutivos, 2017 aponta para a recuperação econômica do setor com perspectiva de que o déficit da balança comercial seja de US$ 3,7 bilhões, com aumento de 10% nas importações (1,21 milhão de toneladas) e de 5% nas exportações do setor (209 mil toneladas).

Com esses dados é possível vislumbrar um crescimento natural na produção de Santa Catarina. Mas é importante ponderar os impactos que o setor proporciona ao meio ambiente, principalmente ao que se refere à gestão dos resíduos industriais, ou seja, o tratamento dos resíduos advindos da lavagem dos tecidos. Uma preocupação constante, de extrema importância e discutida por especialistas ao redor do mundo. E são esses estudiosos que estarão em Florianópolis entre os dias 28 de maio e 2 de junho.

De acordo com o presidente da Comissão Organizadora, Hugo Soares, “o Brasil é um país de dimensões continentais possuindo os maiores mananciais de água doce do mundo. A gestão adequada da água e do tratamento dos resíduos domésticos e industriais é uma temática de extrema importância e estratégia para o nosso país.”

E é por isso que a Florianópolis foi escolhida para sediar o 14º LET. Uma Conferência sobre tecnologia de tratamento de água e águas residuais. O evento vem tratar de inovação e alta qualidade na gestão de recursos. Farão parte do evento, estudiosos da Europa e de outras partes do mundo. O evento vem antecipar o futuro no setor de água com soluções tecnológicas para enfrentar os desafios sobre água-energia- alimento e saúde pública.

Para o presidente da Comissão, eventos como esse, que tratam diretamente da preocupação com a gestão da água, acontecendo no Brasil, tem uma importância ainda maior.

“Como somos um país em desenvolvimento e emergente, muitas das tecnologias de ponta, desenvolvidas na Europa e nos países ricos, não são aplicáveis aqui, porque nós não temos recursos nem tecnologias para isso. Então o 14º LET vem ao Brasil trazer os mais renomados pesquisadores do mundo, para apresentarem suas descobertas e discutirem as tendências e problemáticas que envolvem o assunto.” 

Serão 451 participantes de 47 países e mais 6 workshops, que acontece entre os dias 29 de maio e 2 de junho. 

Os principais assuntos tratados serão:

• Gestão eficiente dos recursos hídricos;

• Controle de contaminantes emergentes em água e esgoto;

• Infraestrutura verde-azul para melhorar a gestão da água urbana;

• Tecnologias descentralizadas inovadoras para megacidades para assegurar o acesso universal aos serviços de água e esgoto;

• Políticas e regulamentos que tornem a recuperação de águas residuais socialmente aceitável e economicamente viável;

• Tecnologias para o controle de poluentes químicos, incluindo produtos farmacêuticos, produtos de higiene pessoal, microrganismos patogênicos e bactérias resistentes a antibióticos.

Depois de passar por 10 países desde 2007, o LET chega ao Brasil para disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos de ponta sobre gestão de águas urbanas entre cidades e ambientes rurais a partir das condições climáticas relacionadas ao ambiente natural e humano.

O LET é um evento da IWA – International Water Association, a Associação mundial de águas. A IWA é uma rede global de profissionais de tratamento de água que abrange o que tem de mais avançado em pesquisa e prática em todas as interfaces do ciclo da água. Os membros da Associação colaboram para promover o desenvolvimento e a implementação de abordagens inovadoras e eficazes para a gestão da água.

Inscrições para a imprensa no link

Para participar basta entrar no site