Artigo

Especialista fala sobre a import�ncia da metrologia para a qualidade de bebidas

12/04/2017 09:50:00

Na produ��o de bebidas a metrologia se traduz na realiza��o de an�lises laboratoriais para atestar aspectos do produto

Especialista fala sobre a importncia da metrologia para a qualidade de bebidas
Saiba o importante papel da metrologia para o sucesso da sua marca. (Foto:Divulga��o)

Quer produzir bebidas com qualidade?

Saiba o importante papel da metrologia para o sucesso da sua marca

Você sabe o que é metrologia? Segundo o Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia – INMETRO, metrologia é a ciência que abrange todos os aspectos teóricos e práticos relativos às medições, qualquer que seja a incerteza em qualquer campo da ciência ou tecnologia (INMETRO, 2017). Em outras palavras é a confirmação de uma medida, valor ou resultado de forma confiável, visando práticas seguras de comércio e proteção ao consumidor.

No caso específico de produção de bebidas, a metrologia se traduz na realização de análises laboratoriais para atestar de forma objetiva e segura vários aspectos do produto, como por exemplo:

  • A garantia do cumprimento dos Padrões de Identidade e Qualidade (PIQ) estabelecidos pela legislação brasileira para os processos de importação, exportação e comercialização de bebidas;

  • O conhecimento íntimo do processo de fabricação das bebidas garantindo uma produção padronizada e validação de processos.

  • O conhecimento do shelf life, ou seja, da validade real do produto.

  • Subsídio para pesquisas e desenvolvimento de novos produtos.

Há ainda que se considerar a confiabilidade dos serviços metrológicos, fator que está intimamente relacionado com requisitos rigorosos de controle da qualidade analítica dos laboratórios que oferecem este serviço. 

Uma forma das indústrias possuírem maior segurança na contratação do serviço de metrologia é avaliar se o laboratório possui um sistema de gestão da qualidade baseado na NBR ISO IEC17025:2005, norma que avalia a competência técnica do laboratório. Adicionalmente ao sistema de gestão da qualidade, o laboratório deve possuir a acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), que é o organismo de acreditação e avaliação da conformidade reconhecido internacionalmente

O credenciamento no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, órgão regulador, garante que o laboratório cumpre padrões oficiais e confiáveis de trabalho na rotina do laboratório.

A acreditação à Cgcre do Inmetro e o credenciamento no MAPA garantem que o laboratório passa por rigorosas e regulares auditorias de avaliação da conformidade na prestação do serviço.

No estado de Santa Catarina, você tem acesso a este serviço de forma rápida e confiável. O Laboratório da Tecnologia de Bebidas – LATEB/SENAI localizado em Pinheiro Preto/SC possui estrutura de alta tecnologia, é acreditado à CGCRE do INMETRO e credenciado ao MAPA para realizar serviços metrológicos dedicados ao controle de qualidade, importação e exportação de bebidas.

Conheça nossas facilidades, prazo de entrega e o jeito SENAI de atender nossos clientes.

Não perca tempo, utilize a ciência e a tecnologia a seu favor, cresça, desenvolva e se diferencie!

MSc: Deise Ferreira de Souza

Coordenadora do LATEB

Laboratório da Tecnologia de Bebidas – LATEB

Rua Julio Pretti, 270 – Pinheiro Preto/SC 89570-000

lateb@sc.senai.br - (49) 3531-3504

Referências:

INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Disponível AQUI. Acesso em: 10/04/17.

LATEB – Laboratório da Tecnologia de Bebida in SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. Disponível AQUI. Acesso em: 10/04/17.

MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Disponível AQUI. Acesso em: 10/04/17.

(Conteúdo produzido pelo ​LATEB - Laboratório da Tecnologia de Bebidas em parceria de divulgação com o Noticenter)








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop