Reciclagem

Programa da Termot�cnica recicla mais de 30 mil toneladas de isopor

16/02/2017 12:46:00

Projeto tem unidades de reciclagem em Joinville, Manaus, Indaiatuba, Rio Claro, S�o Jos� dos Pinhais, Petrolina e Sapucaia do Sul

Programa da Termotcnica recicla mais de 30 mil toneladas de isopor
Programa j� impactou mais de cinco mil fam�lias e gerou 100 empregos diretos (Foto: Divulga��o)

Ao sair da fábrica, eletrodomésticos, eletroeletrônicos, refrigeradores e fogões são embalados em EPS (isopor®).

Ao comprá-los, o consumidor recebe um volume grande deste produto, mas na hora do descarte, fica em dúvida de qual o destino correto para o EPS.

A Termotécnica, maior indústria de transformação de EPS da América Latina, faz questão de orientar a comunidade a partir do Programa Reciclar EPS.

É importante esclarecer que o EPS é 100% reciclável. De acordo com a Plastivida – Instituto Sócio-ambiental dos Plásticos, no Brasil, cerca de 34,5% do EPS pós-consumo é reciclado.

Um terço de toda esta reciclagem é feita pela Termotécnica. O Programa Reciclar EPS nasceu em 2007, de forma inovadora e pioneira, se antecipando à PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos).

Desde seu lançamento o Programa já reciclou mais de 30 mil toneladas, gerando 100 empregos diretos e tendo mais de cinco mil famílias impactadas. 

Detalhamento do programa

A Termotécnica passou a investir no desenvolvimento de uma ampla cadeia de logística reversa, o que foi um desafio substancial, pelo fato de ser um material extremamente leve (98% de seu volume é composto por ar).

Com investimentos na ordem de R$15 milhões instalaram-se unidades de reciclagem em Manaus, Indaiatuba, Rio Claro, São José dos Pinhais, Joinville, Petrolina e Sapucaia do Sul.

Onde reciclar 

Com o objetivo de fortalecer a divulgação do Programa, a Termotécnica disponibiliza o Portal Reciclar EPS: www.reciclareps.com.br.

Se a intenção for verificar onde está o ponto de entrega mais próximo, é só acessar o portal. Ao clicar no link “Onde reciclar”, o site identifica e direciona, em todo o território nacional, o ponto mais próximo de recolhimento de EPS para reciclagem.