Inova��o

SCG�s estuda a produ��o e distribui��o de biometano em todo o Estado

15/02/2017 11:53:00

Com alto custo de investimento para construir gasodutos em todas as regi�es, alternativa � produ��o de g�s em aterros sanit�rios

SCGs estuda a produo e distribuio de biometano em todo o Estado
Proposta foi apresentada em reuni�o no in�cio da semana em Florian�polis (Foto: Divulga��o)

A Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGás) está estudando a possibilidade de produção e distribuição de biometano em todas as regiões do estado.

O objetivo é utilizar dejetos de aves e suínos da agroindústria como insumo para produzir gás em municípios onde não há infraestrutura de dutos.

A medida é um passo importante para a interiorização do gás. A rede de dutos, que hoje vai até Rio do Sul, necessita de um investimento de R$ 380 milhões para chegar ao Oeste, o que é considerado caro e demorado pelos técnicos da SCGás.

No novo modo, o gás poderia ser produzido diretamente nestas regiões a partir de aterros sanitários.

A SCGás também apresentou um projeto de redes locais. Pela proposta, cidades e indústrias interessadas na compra do gás natural poderão receber o produto por meio de caminhões de GNL, quando o gás é resfriado e comprime seu tamanho em 600 vezes.

As duas alternativas foram apresentadas a autoridades do setor em reunião da Câmara para Assuntos de Energia da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, no início da semana.

Fonte: ADJORISC