Soja

Pre�o da soja catarinense pode sofrer altera��es com Donald Trump

13/02/2017 20:37:00

Decis�es do novo presidente americano e varia��es de c�mbio podem influenciar a rentabilidade do gr�o

Preo da soja catarinense pode sofrer alteraes com Donald Trump
Em 2017, Estado deve ter a melhor safra de soja dos �ltimos tempos (Foto: Divulga��o)

Santa Catarina deve ter, em 2017, a melhor safra de soja dos últimos tempos, com colheita esperada de 2,3 milhões de toneladas.

Mas a garantia de preço alto depende do cenário internacional e da política cambial e de biocombustíveis dos Estados Unidos da América (EUA).

A legislação atual, legado do ex-presidente americano Barack Obama, impulsiona para cima o preço do commodity com aumento da demanda interna, e terá resultado ainda melhor se o dólar seguir valorizado.

Santa Catarina registrou um aumento significativo de produtividade.

A área plantada de soja teve crescimento de 3% e em algumas regiões o produtor está colhendo acima de 80 sacas por hectare, segundo o vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Enori Barbieri.

Ele afirma que o câmbio será o principal fator de influência para garantir rentabilidade. Isso porque a soja ocupa importante espaço no mercado internacional, diferentemente do milho, de alto consumo interno.

A China, maior compradora da soja, deve levar mais de 70% da produção. A legislação atual dos EUA também contribui com a valorização do grão.

Em novembro passado, a Agência de Proteção Ambiental americana modificou a meta para o uso de biocombustíveis, o que permitiu aumentar o consumo e crescer a demanda interna em até nove milhões de toneladas para o milho, e em cinco milhões de toneladas para a soja.

Mas a expectativa positiva pode ter uma reviravolta caso o novo governo dos EUA altere a política energética.

Donald Trump defende menor restrição em questões ambientais e preferência por fontes energéticas tradicionais, o que afeta diretamente o avanço do mercado de biocombustíveis.

Fonte: ADJORISC