Agricultura

Reajuste do pre�o do Tabaco � firmado com a Empresa Souza Cruz

29/11/2016 15:20:00

Acordo final ficou no percentual de 8,35%, que garante um ganho real aos fumicultores

Reajuste do preo do Tabaco  firmado com a Empresa Souza Cruz
Apenas a empresa Souza Cruz assinou o acordo. Entidades representativas dos produtores esperam que demais empresas assinem o acordo at� o dia 15 de dezembro (Foto: Divulga��o)

O percentual de reajuste do preço do tabaco para a safra 2016/2017 será de 8,35%. A decisão foi firmada com a empresa Souza Cruz, mediante assinatura do protocolo entre as entidades representativas dos fumicultores e a indústrias fumageira.

A primeira proposta foi de 10,9%, considerando a variação do custo de produção que é de 7,3%. O acordo final ficou em percentual de 8,35% que além de repor a variação do curso de produção garante um ganho real aos fumicultores.

As demais empresas, Alliance One, Philip Morris, JTI, Universal Leaf e China Brasil Tabacos, não apresentaram proposta.

Com a assinatura do protocolo com a Souza Cruz, as entidades representativas dos produtores esperam que as demais empresas pratiquem o reajuste e assinem o protocolo até 15 de dezembro.

O representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Francisco Eraldo Konkol, participou da reunião e destacou que uma das solicitações feitas às empresas foi a instalação de um display na correia de venda.

“Isso para que o produtor, no momento em que for efetuar a venda do fumo, possa acompanhar a média de preço que está sendo negociada para que não ocorram surpresas negativas ao fumicultor no final da venda”, afirma.

Em casos de multas pela não entrega, a solicitação foi de que o valor cobrado seja sobre o saldo que não foi entregue por parte do produtor.

A comissão representativa dos fumicultores é formada pela Farsul, Faesc e Faep e Fetag, Fetaesc e Fetaep, dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).