Solu��es

EcoSkid Almathi gera economia no processo de resfriamento de �gua

22/12/2016 10:40:00

Solu��o tem aplica��o voltada principalmente a frigor�ficos que abatem aves

EcoSkid Almathi gera economia no processo de resfriamento de gua
EcoSkid � um sistema de regenera��o e reaproveitamento de energia para a �gua descartada dos chillers � equipamento que faz o resfriamento (Foto: Divulga��o)

A Almathi, empresa especializada na distribuição, instalação e manutenção de sistemas de troca de calor, desenvolveu o EcoSkid Almathi, solução voltada para a economia de energia em processos de resfriamento de água.

O EcoSkid é um sistema de regeneração e reaproveitamento de energia para a água descartada dos chillers – equipamento que faz o resfriamento. O processo é muito utilizado no abate de aves.

É necessário produzir água gelada à 2ºC para resfriar o frango. Esta água é gelada através de compressores e amônia para ser reduzida de 26ºC para 2ºC, em média.

O processo resulta em elevado custo operacional na sala de máquinas, consumindo muita energia elétrica e amônia.

Com a instalação do EcoSkid Almathi, o frigorífico consegue reduzir a temperatura de entrada da água a ser resfriada com um delta de até 10ºC utilizando a agua de transbordo.

A economia se dá através da recuperação da energia que seria descartada para ETE/ETA.

Como funciona?

A água gelada necessária para reposição é de 2,5 litros por frango.

Com uma temperatura média 4 a 9ºC, esta água é descartada dos chillers diretamente para o tratamento de efluentes.

Com o uso do EcoSkid Almathi, esta temperatura baixa (energia), será utilizada para pré-resfriar a água potável que entrará no sistema de frio para abastecer os chillers, reduzindo consideravelmente o consumo da sala de máquinas.

A Portaria n° 210 de 10 de novembro de 1998 determina que é necessário renovar a água dos resfriadores de carcaça, mas proíbe sua recirculação. O EcoSkid Almathi utiliza somente a baixa temperatura (energia) desta água.

A água descartada do chiller possui uma temperatura baixa, que é utilizada para pré-resfriar a água potável. A regeneração permite recuperar esta energia aumentando a economia do sistema de refrigeração instalado.

Trocadores de calor a placas

Os trocadores de calor a placas são projetados para aperfeiçoar a transferência de calor.

A configuração das placas proporciona grande superfície de troca térmica em equipamentos bastante compactos.

Além do EcoSkid, a Almathi comercializa várias soluções para empresas metalmecânicas, alimentícias, bebidas e outros segmentos que necessitem resfriar ou aquecer fluidos utilizando “energias” subaproveitadas nos sistemas produtivos.

São soluções que alcançam altaeficiência com pouco espaço.

A Almathi conta com técnicos e engenheiros disponíveis para auxiliar na aplicação, manutenção ou ampliação dos equipamentos e sistemas instalados, garantindo a operação sem as indesejadas interrupções.

A Almathi está há mais de 20 anos no mercado e possui amplo estoque de peças de reposição para trocadores de calor nacionais e importados a pronta entrega.

Contato:

Almathi Comercial LTDA

Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 1094
Bairro das Nações, Timbó - SC
(47) 3382-3720 / 3382-2466
www.almathi.com.br
vendas@almathi.com.br