Agroneg�cio

Pelo segundo ano, regi�o Sul � a maior produtora de leite do Brasil

30/09/2016 12:45:00

Paran�, Santa Catarina e Rio Grande do Sul s�o respons�veis por 35,2% da produ��o nacional

Pelo segundo ano, região Sul é a maior produtora de leite do Brasil
Santa Catarina produziu cerca de 3,05 bilh�es de litros em 2015, sendo a quinta maior produtora do Pa�s (Foto: Divulga��o)

Pelo segundo ano consecutivo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul lideram, juntos, a produção nacional de leite.

De acordo com o IBGE, em 2015 a região Sul foi responsável por 35,2% do 35 bilhões de litros de leite produzidos no Brasil.

Na segunda posição está a região Sudeste, com 34% da produção.

Os três estados do Sul também apresentaram a maior produtividade do país em 2015, com 2,9 mil litros por vaca ao ano, um aumento de 3,9% em relação a 2014.

Em Santa Catarina a produtividade média é de 2,7 mil litros por vaca ao ano, a terceira melhor média do país. A primeiro melhor média é do Rio Grande do Sul, com 3 mil litros por vaca ao ano. A média nacional é de 1,6 mil litros por vaca anuais.

O Estado é o quinto maior produtor de leite do Brasil e a agricultura familiar responde por quase 90% de toda produção catarinense. Somente em 2015, Santa Catarina produziu cerca de 3,05 bilhões de litros.

Aliança Láctea Sul Brasileira

Para desenvolver a cadeia produtiva do leite na região, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul criaram a Aliança Láctea Sul Brasileira.

Com problemas e oportunidades comuns, os três se unem em um fórum permanente que congrega produtores, governo e indústrias em busca de um desenvolvimento harmônico do setor.

O Oeste de Santa Catarina, Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná são as regiões que mais crescem em produtividade do leite no Brasil.

Com cerca de 300 mil produtores distribuídos por quase todos os municípios. A expectativa é de que em 10 anos a produção aumente 77%, chegando a 19,5 milhões de toneladas de leite por ano.