Sustentabilidade

Programa Reciclar EPS amplia atua��o com reciclagem de toda a cadeia de poliestireno

22/09/2016 10:00:00

Com a iniciativa, Termot�cnica passa a recolher produtos como bandejas de supermercados, marmitas e copos de caf�

Programa Reciclar EPS amplia atuao com reciclagem de toda a cadeia de poliestireno
Empresa passa a se responsabilizar por todo o processo de reciclagem e log�stica reversa dos produtos originados do poliestireno (Foto: Divulga��o)

O Programa Reciclar EPS, mantido pela Termotécnica, de Joinville, estende sua atuação e passa a recolher e reciclar, além do próprio EPS (isopor), todos os produtos da cadeia de poliestireno.

O material é encontrado em produtos como bandejinhas para embalar frutas em supermercado, marmitas e copos de café, todos 100% recicláveis.

Por se tratarem de recipientes utilizados para alimentação, só podem ser recolhidos se estiverem secos e limpos. Por isso a empresa tem como proposta fortalecer o hábito do descarte corretos dos produtos na casa das pessoas, nos supermercados e na rotina da comunidade.

A Termotécnica se responsabiliza por todo o processo de reciclagem e logística reversa dos produtos originados do poliestireno.

O Programa Reciclar EPS conta com o site www.reciclareps.com.br onde constam todos os 1,2 mil pontos de coleta disponibilizados pela empresa.

Criado em 2007, o programa já viabilizou a reciclagem de mais de 30 mil toneladas de EPS, além de gerar 100 empregos diretos, reduzir em um terço o consumo de energia e insumos e envolver mais de 391 cooperativas.

Por se tratar de um material extremamente leve, em que 98% de seu volume é composto por ar, a Termotécnica já realizou investimentos na ordem de R$ 15 milhões no desenvolvimento da cadeia de logística reversa e instalação de unidades de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Indaiatuba (SP), Rio Claro (SP), São José dos Pinhais (PR), Joinville (SC) e Sapucaia do Sul (RS).

Termotécnica

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento.

A empresa produz soluções para a construção civil, embalagens e peças técnicas conservação, agronegócios e movimentação de cargas.

Tem 55 anos de atuação e foi eleita, em 2015, como a empresa mais sustentável do ano no Brasil na categoria Química, pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Desde 2014, figura entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, da Revistas Você S/A.