Economia

Confian�a do setor industrial registra melhor resultado desde mar�o de 2013

21/09/2016 16:30:00

�ndice atingiu 55,6 pontos e tamb�m � superior � m�dia hist�rica, iniciada em julho de 1999

Confiana do setor industrial registra melhor resultado desde maro de 2013
Setor de transforma��o � o mais confiante, com 56,7 pontos (Foto: Divulga��o/ Exame)

A confiança do industrial catarinense registrou novo aumento no mês de setembro. O índice atingiu 55,6 pontos e cresceu 4,5 pontos em relação a agosto.

Este é o melhor resultado desde março de 2013. O indicador de setembro também é superior à média histórica, iniciada em julho de 1999 (53,3 pontos).

A pesquisa Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) foi realizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com 199 indústrias.

O cálculo do índice é feito por meio da opinião dos industriais sobre as condições econômicas atuais e as expectativas para os próximos meses.

O índice varia no intervalo de 0 a 100. Acima de 50 pontos indica confiança e abaixo, falta de confiança na economia.

De acordo com o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, o novo crescimento do índice de confiança é uma boa notícia, pois revela a existência de um ambiente mais favorável para a retomada da economia e, em um segundo momento, dos investimentos.

O levantamento informa que as condições atuais da economia caminham para recuperação, mas ainda estão abaixo da linha divisória entre o otimismo e o pessimismo (46,6 pontos).

As expectativas estão positivas pelo terceiro mês consecutivo e, neste mês, atingiram 60,1 pontos.

A confiança é maior entre os industriais do setor de transformação (56,7 pontos) do que entre os da construção civil (48,6 pontos).

Resultado nacional 

Os empresários brasileiros estão mais otimistas em relação ao desempenho da economia e das empresas nos próximos seis meses. O ICEI alcançou 53,7 pontos em setembro, um pouco abaixo do resultado registrado em Santa Catarina (55,6 pontos).

Foi o quinto mês consecutivo de crescimento do indicador, que está 18 pontos acima do de setembro do ano passado, mostra pesquisa da CNI.

Com o crescimento de 2,2 pontos em relação a agosto, o ICEI de setembro é o maior desde janeiro de 2014 e está muito próximo da média histórica, que é de 54,2 pontos.

A confiança é maior nas empresas de grande porte, segmento em que o ICEI está em 55,7 pontos. Nas médias empresas, o indicador ficou em 52,9 pontos e, nas pequenas, em 50,5 pontos.

Confira a pesquisa na íntegra AQUI.