Testes

Laborat�rio de Bebidas do Senai recebe credenciamento para exporta��es

30/08/2016 13:30:00

Estrutura � a �nica no Sul do Brasil que pode efetuar an�lises oficiais para exporta��o e importa��o de bebidas

Laboratrio de Bebidas do Senai recebe credenciamento para exportaes
Lateb ir� realizar ensaios necess�rios no controle de qualidade de bebidas como vinho, cerveja, sucos e destilados (Foto: Heraldo Carnieri)

O Laboratório da Tecnologia de Bebidas (Lateb) do Senai/SC recebeu credenciamento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar ensaios necessários para exportação e importação dos produtos.

O Lateb é a única estrutura do gênero no Sul em condições de efetuar as análises oficiais e requeridas pelos organismos de controle no comércio internacional de vinhos, cervejas, sucos e destilados.

Localizado em Pinheiro Preto, no Meio Oeste, o laboratório foi inaugurado há dois anos, já preparado para buscar os credenciamentos oficiais.

O primeiro passo foi a acreditação pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, conquistada no início de 2016, que abriu caminho para o credenciamento do Mapa.

A coordenadora do Lateb, Deise Ferreira de Souza, explica que o trabalho para este credenciamento começou antes mesmo do laboratório existir fisicamente:

“Tudo foi feito com a perspectiva do credenciamento – infraestrutura, sistema de gestão da qualidade, capacitação do pessoal, controles internos de qualidade, rastreabilidade, metodologias oficiais”, destaca.

Ela ressalta que a acreditação e o credenciamento exigem contínuas auditorias de manutenção, o que exige permanente atenção à qualidade dos serviços.

O credenciamento do Lateb vai beneficiar as indústrias de bebidas do Estado, principalmente de vinhos, cervejas, sucos e destilados.

Essas empresas poderão realizar os ensaios necessários para o controle de qualidade e para exportação em Santa Catarina, melhorando a logística para o encaminhamento das amostras e o retorno dos relatórios de ensaio.

Com 150 estabelecimentos, a indústria catarinense de bebidas gera 3,6 mil empregos diretos.

O Lateb integra a estrutura do Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, sediado em Chapecó.