Empresas

Portobello � refer�ncia nacional e internacional no mercado de cer�micas

22/07/2016 15:00:00

Companhia produz 50 milh�es de metros quadrados por ano em seus dois parques fabris

Portobello  referncia nacional e internacional no mercado de cermicas
Com tr�s mil colaboradores, Portobello est� presente em mais 60 pa�ses, e o n�mero de exporta��es da companhia atinge 20% (Foto: Divulga��o)

A Portobello participou, no dia 14 de julho, de mais uma edição do Very Important Company (VIC), programa do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) que promove visitas técnicas dos executivos ligados à plataforma em empresas referência na sua área de atuação.

Durante a visita, o presidente da companhia, César Junior, destacou os números de produção da Portobello que a tornaram referência no mercado de cerâmicas nacional e internacional.

A empresa produz 50 milhões de metros quadrados por ano em dois parques fabris que empregam três mil colaboradores. Além do Brasil, a Portobello está presente em mais 60 países, e o número de exportações da companhia atinge 20%.

No mercado há 37 anos, a empresa conta com 150 lojas, 7 próprias e as demais no sistema de franquias. São mais de 700 produtos diferentes na linha, que segue inovando para contornar a crise econômica:

“Hoje entendemos que, como líderes no segmento, não podemos ficar na expectativa do que está por vir. Precisamos provocar, ser agentes destas mudanças. Temos que ter uma noção clara de como cada nova tecnologia ou comportamento vai afetar o nosso mercado e trabalharmos antes, para estarmos preparados. É uma responsabilidade que temos com os nossos stakeholders”, afirmou César.

O mercado nacional representa 80% do faturamento da companhia, um terço deste montante vem das lojas Portobello Shop. Outro percentual tem origem nas vendas nos canais multimarcas, em 150 homecenters espalhados pelo Brasil.

Nesse volume de vendas também acrescenta o atendimento direto a empresas de engenharia, uma inovação que a companhia trouxe para o mercado.

A Portobello é uma indústria de capital aberto que está na segunda geração e já em processo de preparação da terceira. Cerca de 100 colaboradores também são acionistas.

Produto e evolução

Todos os pisos produzidos na Portobello são porcelanatos. Eles recebem acabamentos de acordo com a linha. A divisão dos produtos é feita pelos materiais que ela produz: madeira, mármore, concreto, cerâmica, metal e pedra.

Atualmente grande parte das vendas são nos tamanhos 60cm X 60cm e 90cm X 90cm.

Na espessura, o porcelanato mais fino, com 5mm, já é produzido em larga escala pela indústria e é uma das apostas de mudança no comportamento do consumidor.

Nova marca

Para atrair novos clientes das classes B e C, a Portobello Grupo lançou em 2016 uma nova marca.

A Pointer, com fábrica localizada em Maceió (AL), tem o parque fabril considerado um dos mais modernos do mundo, conforme César:

"É um conceito que já nasce com foco no empoderamento do consumidor final. Aqui, não vamos focar no arquiteto, que é o nosso maior e mais importante aliado na Portobello. Queremos cumprir esse papel de propor sugestões e trazer novidades. Nossa maior inspiração aqui é a casa do brasileiro."