SC ter� abertura e fechamento de empresas 100% digital

25/09/2018 11:00:00

Cronograma de implanta��o digital obrigat�ria foi definido pela Jucesc

SC ter abertura e fechamento de empresas 100% digital

A Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) deu um novo passo rumo à modernização e desburocratização do empreendedorismo.

Nos próximos meses, todos os atos de registro mercantil (abertura, alteração ou fechamento de empresas) serão feitos exclusivamente no sistema da junta digital.

O órgão definiu um cronograma de implantação, que estipula os prazos em que deixarão de receber os processos físicos na sede ou em uma das unidades do estado, de acordo com a natureza jurídica da empresa.

A resolução foi aprovada pelo Colégio de Vogais na quinta-feira, dia 20, em Sessão Plenária.

De acordo com o presidente da Jucesc, Gerson Basso, a mudança deve trazer ainda mais agilidade e simplificar os processos de registro empresarial:

“Atualmente o empresário ou contador precisa ir até o balcão do órgão- na Central em Florianópolis ou em uma das 57 unidades no Estado- com a documentação impressa para dar encaminhamento ao processo, que passa por sete etapas. Agora, com alguns cliques será possível, por exemplo, fazer o cadastro de um Microempreendedor Individual (MEI) ou de uma microempresa que não envolve licenciamento ambiental”.

De acordo com ele, após o protocolo digital, a abertura da empresa deve ser concluída em menos uma hora.