Consultor orienta sobre como utilizar o Whatsapp Business para ampliar neg�cios

21/09/2018 19:00:00

Marcelo Michalack destaca pontos para uso eficiente do aplicativo

Consultor orienta sobre como utilizar o Whatsapp Business para ampliar negcios

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens que mais cresce no mundo, com mais de 1 bilhão de pessoas, em mais de 180 países que usam o aplicativo.

Considerando a expansão, a empresa lançou no início do ano o WhatsApp Business, com objetivo de ampliar a possibilidade de comunicação no mundo dos negócios.

Alguns exemplos de segmentos que têm utilizado o aplicativo para negócios são: imobiliárias, restaurantes, pizzarias e deliverys, clínicas e consultórios, empresas de sistemas e tecnologia para suporte e plantão de atendimento.

O consultor de marketing digital, Marcelo Michalack, destaca alguns pontos para o uso eficiente do aplicativo e consequente expansão dos negócios:

  • Número Fixo: Você pode utilizar com um número de telefone fixo e seus clientes podem enviar mensagens normalmente pelo WhatsApp para este número.

  • Perfil comercial: Ao fazer o download você precisará criar um perfil comercial e com informações úteis para seus clientes, como seu endereço, breve descrição da sua empresa, endereço de e-mail e website.

  • Etiquetas: Pode organizar seus contatos ou conversas utilizando etiquetas para que você possa encontrá-los facilmente. Através de nomes e cores que podem ser vinculadas a um contato. Por exemplo, aplicar uma etiqueta amarela para novo contato recebido com “solicitação de orçamento”, vermelha para “orçamentos pendentes” e etiqueta verde para “orçamentos enviados”. Uma forma visualmente simples de organizar seus contatos e atividades.

  • Respostas Rápidas: Com esta função você ganha agilidade, pois pode salvar as mensagens que envia com mais frequência. Por exemplo, aquelas perguntas que quase todo cliente faz, como: Quais as formas de pagamento? Que informações você precisa para enviar uma proposta? Quais integrações o seu sistema já possui? Em resumo, é possível criar um banco de respostas, aumentando ainda mais a rapidez e escala na comunicação do seu negócio.

  • Mensagens Automatizadas: Aqui pode criar mensagens padrões para quando um cliente ou potencial cliente entrar em contato fora do horário comercial. Funciona como uma mensagem de ausência, onde você pode reforçar seu horário de atendimento e informar que retornará a mensagem o mais breve possível.  Crie também uma mensagem de boas-vindas, para quando o cliente faz o primeiro contato com a sua empresa. Personalize o texto das mensagens de acordo com o perfil do seu negócio.

 

Marcelo finaliza dizendo sobre a importância de ter um planejamento mínimo para uso do aplicativo:

“Ao instalar o aplicativo WhatsApp Business é importante ter um planejamento ou no mínimo um processo definido para o seu uso. Afinal, ele é só uma ferramenta, que sozinho não irá ter efeito algum. Tenha alguém dentro da sua empresa responsável por fazer essa análise e configuração inicial. Faça bom uso de todo o potencial da solução para expandir os seus negócios”.








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Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop