Lyx Engenharia reduz 60% de n�o conformidades em auditorias externas

14/09/2018 11:30:00

Solu��o foi desenvolvida pela Tecl�gica, de Blumenau

Lyx Engenharia reduz 60% de no conformidades em auditorias externas

A Lyx Engenharia, empresa do ramo de construção civil, no Paraná, implantou o Mobuss Construção, solução de mobilidade para as obras, desenvolvido pela Teclógica, de Blumenau.

Thalita Ayres Nascimento, engenheira e coordenadora de qualidade da Lyx Engenharia, destaca a demanda da empresa:

“O sistema anterior exigia internet, e como usamos ele no canteiro de obras era inviável. O fato de o Mobuss Construção trabalhar offline foi primordial, já que atuamos em regiões onde nem sempre conseguimos alcance do wifi ou rede 4G em todo o canteiro de obras".

Esta facilidade no processo de localização de informação resultou em melhoras significativas em relação a última auditoria externa realizada pela empresa, conforme o gráfico abaixo mostra:

No comparativo das auditorias realizadas entre os anos de 2017 e 2018 houve redução substancial nos apontamentos de auditoria externa das certificações de qualidade ISO 9001 e PBQP-H.

Os apontamentos do tipo Não Conformidade Menor (NCMenor) apresentaram uma redução de 60% e os apontamentos do tipo Observação (Obs) apresentaram redução de mais de 70%.

Durante o processo de implementação do sistema, a empresa passou por desafios que hoje considera necessários para a organização de dados:

"A ferramenta demandou uma melhora nos processos da organização e cuidado na geração e organização de registros e como qualquer nova mudança, tivemos dificuldades com isto. Não tínhamos padrão de nomenclatura de projetos, por exemplo, mas tivemos que criar por ser importante para a padronização no sistema. Hoje vemos que era algo necessário".

A empresa implantou quatro módulos do sistema:

  • Módulos de Documentos

  • Qualidade

  • Vistoria e Entrega

  • Assistência Técnica