Neg�cios

C�ncer de pr�stata: os diferenciais dos diagn�sticos por imagem

11/11/2017 22:37:00

No Novembro Azul, Ecomax destaca a import�ncia dos exames

Cncer de prstata: os diferenciais dos diagnsticos por imagem

A campanha Novembro Azul, uma iniciativa de alcance mundial e já consolidada em todo o país, é dedicada à conscientização da importância da prevenção ao câncer de próstata.

A rede de clínicas especializada em diagnósticos por imagem Ecomax, uma das maiores do Sul do Brasil, com unidades em Blumenau, Brusque e Florianópolis, está apoiando a campanha com uma série de atividades.

As ações consistem em campanhas de conscientização em redes sociais, botons e folders, com envolvimento dos funcionários e médicos nas unidades da empresa.

 

SEGUNDA MAIOR CAUSA DE MORTES

O câncer de próstata é a segunda maior causa de mortes por câncer entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pulmão.

Cerca de 70 mil casos são notificados por ano no Brasil, provocando quase 13 mil mortes, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, órgão ligado ao Ministério da Saúde.

 

DIAGNÓSTICO E CURA

Os estudos médicos indicam que diagnosticar a doença em fase inicial possibilita que o tratamento tenha êxito em nove entre 10 casos.

Nicoli Martina Testoni, médica radiologista especialista em Diagnóstico por Imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e uma das responsáveis pela área de comunicação da Ecomax, destaca a importância dos exames radiológicos para o diagnóstico do câncer de próstata:

“O câncer de próstata pode ser descoberto a partir do exame de toque retal ou através do PSA, obtido com o exame de sangue. O PSA elevado é sinal de que existe uma anomalia na próstata. No entanto, nem sempre o exame de toque consegue localizar o tumor".

"O exame radiológico é mais sensível para detecção de tumores pequenos, mais iniciais e em posições mais profundas da próstata, não acessíveis pelo toque retal".

 

TECNOLOGIA

Para a investigação da próstata a Ecomax conta com equipamentos especializados, com software especial de análise.

A ressonância magnética de próstata com estudo multiparamétrico é o exame com maior potencial de detecção destes tumores.

São usadas técnicas que analisam o tumor por diversos parâmetros, como formato, consistência e vascularização.

A ressonância também determina se o tumor está restrito à próstata ou se ocorreu infiltração para além dos seus limites, alcançando órgãos vizinhos.

A localização correta orienta melhor as biópsias, que irão retirar fragmentos de tecido do exato local do tumor, permitindo o diagnóstico definitivo e tratamento adequado.

“Nas biópsias de próstata a Ecomax aplica anestesia local. Mas contamos com uma equipe de anestesistas especializados para atender a clientes que fazem opção pela anestesia geral", destaca Nicoli.

As biópsias são guiadas por ultrassonografia.

A utilização de equipamentos avançados e profissionais treinados é essencial tanto para a localização das áreas afetadas, quanto para a remoção de tecidos.