Aurora Alimentos premiada por programa ambiental

02/10/2017 11:00:00

Iniciativa controla destina��o de embalagens e materiais de uso veterin�rio

Aurora Alimentos premiada por programa ambiental

Cooperativa Central Aurora Alimentos está entre as vencedoras do 19º Prêmio Fritz Müller, realizado pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma).

Premiada na categoria Resíduos Sólidos, ela receberá o troféu com o programa Coleta Segura.

A premiação reconhece exemplos de gestão ambiental de todo o Estado, em diversas áreas.

Neste ano, 70 organizações inscreveram iniciativas de preservação que vão além do que determina a legislação ambiental.             

Os cases foram analisados por técnicos especializados em cada uma das categorias e só depois, encaminhados ao julgamento da comissão.

“Os servidores conhecem com profundidade os projetos e a realidade das empresas e têm mais condições de comparar as iniciativas e selecionar as que realmente possuem um diferencial para o meio ambiente”, afirma o presidente da Fatma, Alexandre Waltrick Rates.

A entrega dos troféus e dos certificados será no dia 31 de outubro.

Além da Aurora, outras 12 instituições públicas e privadas tiveram iniciativas reconhecidas.

Outras sete empresas receberão um Certificado Fatma de Gestão Ambiental.

O certificado é uma novidade que serve para valorizar projetos de destaque que estão na mesma categoria das vencedoras.


 

O PROJETO

Criado em 2010, o programa Coleta Segura tem o objetivo de proporcionar uma destinação ambientalmente adequada aos resíduos de saúde animal como frascos de medicamentos, desinfetantes, saneantes, seringas e agulhas utilizados nas cadeias de produção de suínos, aves e bovinos de leite.

 “Esses materiais e embalagens são poluentes. Se descartados de forma incorreta, provocam graves consequências ao meio ambiente e graves problemas de saúde, como o aumento na incidência de câncer, por exemplo”, explica o diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan.

O coordenador do projeto, Sandro Luiz Treméa, esclarece que a iniciativa conta com parceria da empresa Atitude Ambiental que faz a coleta, transporte e tratamento do material. No total foi feita a destinação adequada de mais de 350 mil quilos de resíduos.

O programa atinge 13 cooperativas do Sistema Aurora, que representa mais de 70 mil famílias associadas.

As propriedades rurais que participam desse projeto recebem uma lixeira onde os resíduos das embalagens são depositados. Nas visitas aos produtores, as equipes técnicas da Aurora e da Atitude Ambiental promovem treinamentos para capacitar os produtores para adequado acondicionamento e separação dos resíduos.

O programa conta com a participação de 65% dos 3.478 produtores de suínos, 2.373 produtores de aves e 6.059 produtores de leite da Aurora.

O objetivo é que em breve 100% dos produtores participem do programa.