MEC aumenta o conceito de seis cursos de p�s-gradua��o da Udesc

21/09/2017 19:00:00

Institui��o oferece 13 doutorados, 24 mestrados acad�micos e 10 mestrados profissionais

MEC aumenta o conceito de seis cursos de ps-graduao da Udesc

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), divulgou a Avaliação Quadrienal 2017 do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) nesta quarta-feira, 20, com dados obtidos de 2013 a 2016.


A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi avaliada em 35 programas de pós-graduação.

São 47 cursos, sendo 13 doutorados, 24 mestrados acadêmicos e dez mestrados profissionais.

A instituição coordena 32 programas (43 cursos), além de participar de três programas (quatro cursos) com outras organizações.

Conforme os resultados, seis programas da Udesc subiram de conceito.

Confira mais notícias no site da UDESC.

 

CONCEITO ELEVADO

Três dos cursos que subiram de conceito oferecem mestrados e doutorados acadêmicos (Ciência AnimalEducação e História) e foram de 4 para 5, o que representa um bom desempenho, pois as notas dessa categoria vão de 1 a 7.

Os demais aumentos de conceito da universidade foram obtidos por programas que oferecem, por enquanto, apenas o curso de mestrado. Administração (linha profissional) tinha 4 e agora recebeu a nota máxima da categoria, que é 5. Já os programas de Design e de Música foram de 3 para 4.

Além disso, 25 programas de pós-graduação da Udesc permaneceram com o conceito da Avaliação Trienal 2013 do SNPG, feito pela Capes entre 2010 e 2012.

Na lista dos programas que oferecem mestrados e doutorados acadêmicos (categoria com notas de 1 a 7), foram mantidos os seguintes conceitos:

  •  Nota 5: Ciência do Solo, Produção Vegetal e Teatro;

  • Nota 4: Administração, Artes Visuais, Ciências do Movimento Humano e Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Celular;

  • Nota 3: Ciência e Engenharia de Materiais.

Os programas que têm apenas mestrado (categoria com notas de 1 a 5) e ficaram no mesmo nível são:

  • Nota 5: Matemática em Rede Nacional (profissional);

  • Nota 4: Artes (profissional), Ensino de História (profissional) e Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (profissional);

  • Nota 3: Ciência e Tecnologia de Alimentos, Ciências Ambientais, Computação Aplicada, Engenharia Civil, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (profissional), Física, Fisioterapia, Gestão da Informação (profissional), Química Aplicada e Zootecnia.

A Udesc também conta com um programa que oferece somente doutorado acadêmico, o de Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental, que permaneceu com conceito 4 (o máximo é 7).

As duas únicas quedas da universidade ocorreram nos programas de Engenharia Elétrica, nas modalidades acadêmico (mestrado e doutorado) e profissional (mestrado), que foram de 4 para 3.

Por começarem as atividades em 2017, dois programas da Udesc, com os mestrados profissionais em Design de Vestuário e Moda e em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde, estão com a nota inicial da categoria, que é 3.
 


CRESCIMENTO

O número de programas de pós-graduação da Udesc cresceu 67% entre 2013 e 2016, indo de 21 para 35. Esse percentual supera a média nacional no mesmo período, que foi de 25%.

A Udesc tem atualmente 1.696 acadêmicos matriculados na área, com 524 doutorandos e 1.172 mestrandos.

A Plataforma Sucupira, da Capes, mostra que os cursos de pós da Udesc chegaram à marca de 6.982 produções intelectuais em 2016, divididas da seguinte maneira: 3.319 bibliográficas, 3.215 técnicas e 448 artísticas.

Essas produções resultaram em 68 teses de doutorado, 404 dissertações de mestrado e 1.207 artigos publicados em periódicos.