N�mero de fintechs cresceu 87% no �ltimo ano com solu��es para neg�cios

26/06/2017 12:45:00

Pa�s lidera ranking de startups do segmento na Am�rica Latina

Nmero de fintechs cresceu 87% no ltimo ano com solues para negcios
Startup desenvolve sistema de servi�os financeiros customizados para nichos de mercado, como o automotivo | Imagem: Daniel Zimmermann

Para PagueVeloz, empresa catarinense especializada em soluções de pagamento, facilidade para gestão financeira atrai tanto pessoa física quanto negócios de pequeno porte

Taxas mais baixas que bancos tradicionais, agilidade nas transações, facilidade de gerenciamento dos recursos e opção de serviços online.

Há cerca de três anos as fintechs, startups com sistemas para facilitar a gestão financeira de pessoas e empresas estão transformando o mercado. Elas apostam em soluções simplificadas, de fácil acesso e custo reduzido.

O modelo de negócio deu certo e o Brasil, de acordo com a pesquisa do FintechLab, registrou crescimento de 87% desse tipo de empreendimento só no último ano.

O resultado transformou o Brasil em líder do segmento na América Latina, segundo estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): 32,7% do mercado na região está no país. E a facilidade para a gestão financeira ofertada para os pequenos negócios foi o que motivou o crescimento da PagueVeloz, fintech catarinense fundada em 2013.

A startup desenvolve sistema de serviços financeiros customizados para nichos de mercado que permite, entre outras funcionalidades, pagamento via cartão de crédito, emissão e gerenciamento de boletos, transferências e até simulação de venda parcelada, com previsão de ganhos nas parcelas.

Para o CEO da empresa, José Henrique Kracik da Silva, o acompanhamento do mercado e disseminação da solução em diversos segmentos foi o que estimulou o crescimento da marca. Só no último ano o faturamento deu um salto de 500%. “Começamos a atuar quando o setor de fintechs estava dando os primeiros passos, comercializando o sistema basicamente para despachantes e autoescolas. Com a nossa solução esses negócios passaram a oferecer melhores condições de pagamento para os seus clientes e percebemos que poderíamos ampliar nossa presença de mercado. Hoje vendemos também para pessoas físicas e diversos tipos de pequenos negócios. O ramo automotivo, com oficinas mecânicas, tem se fortalecido. O Brasil tem atraído investimento em fintechs porque os serviços financeiros estão concentrados nas mãos de poucas e tradicionais instituições, o que desperta interesse pela disrupção deste mercado.”, destaca.

APRENDIZADO E COMPARTILHAMENTO
Projetos de aceleração, cursos para o setor e encontros entre empreendedores também são ações de fortalecimento registradas no segmento das fintechs. Desde sua fundação, a PagueVeloz tem se consolidado com esse tipo de atividade. “Participamos de projetos como o Startup SC e fomos acelerados pelo programa de aceleração do Darwin Starter, que apoiam o crescimento da cadeia de startups catarinenses e também buscamos a troca de experiências com empreendedores da mesma área. Temos percebido que o compartilhamento é fundamental para o amadurecimento desse mercado”, avalia José Henrique.

A empresa participou ainda do primeiro curso da Fundação Getúlio Vargas voltado exclusivamente para profissionais e empreendedores ligados à fintechs. 

A PagueVeloz foi a primeira brasileira a lançar um aplicativo com comando de voz para transferências e até o fim do ano pretende aumentar em 500% o número de clientes e em 700% o volume de transações. Atualmente, são mais de 4 mil usuários na plataforma.