INBEP oferece curso de Gest�o de Cultura de Seguran�a Online

23/06/2017 21:30:00

A cultura de seguran�a promove um prop�sito em todos os n�veis da empresa

INBEP oferece curso de Gesto de Cultura de Segurana Online

O conceito de cultura de segurança surgiu em 1988, no primeiro relatório técnico realizado pelo International Nuclear Safety Advisory Group – INSAG, com uma abordagem de fatores organizacionais na análise do acidente, em que se apresenta o resultado da análise das origens do acidente da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrânia, (Agência Internacional de Energia Atômica – AIEA, 1991). 

Chegou-se a conclusão de que “erros e violações de procedimentos operacionais que contribuíram para o acidente foram identificados como evidências de uma cultura deficiente de segurança na planta” (FLAMING, M & SCOTT, M., P.1, 2004). 

Segundo o instrutor e técnico Adalberto Melchides, atualmente professor do curso gestão de cultura na INBEP

“A cultura de segurança do trabalho pode ser definida como uma relação próspera entre empregado e empregador, quando ambos contribuem para o alcance dos objetivos, de cada um, e de todos, numa troca justa, segura e sadia. Pode ser conquistada através da garantia da integridade física, psíquica e moral dos colaboradores, como fator de desempenho que deve ser incorporado à gestão empresarial do negócio.”

Qual é o impacto da cultura de segurança nas organizações? 

Diferente das normas obrigatórias de segurança do trabalho, a cultura de segurança promove um propósito em todos os níveis da empresa, isso porque ela envolve hábitos, costumes e objetivos comuns, fazendo com que comportamentos seguros se tornem habituais. 

Harris M. Cooper afirma que a cultura de segurança não só impacta a forma a qual a segurança é vista e administrada nas empresas, mas como também impacta na qualidade, confiabilidade, competitividade e produtividade da organização, visto que há um propósito em comum que acaba desenvolvendo premissas voltadas a participação, compromisso e comportamento proativos. 

Estudos evidenciam que para o bom desempenho e sucesso da gestão de segurança do trabalho (SGST), a cultura de segurança é crucial, pois é neste contexto que os comportamentos dos indivíduos relativo à segurança se desenvolvem e persistem. 

Segundo Hopkins, é por este motivo que o conceito de cultura vem recebendo cada vez mais atenção, pois em empresas onde a cultura de segurança é mais madura, os sistemas de gestão funcionam melhor em relação a outras empresas que não possuem sua cultura de segurança desenvolvida. 

Curso Gestão da Cultura de Segurança. 

O curso conta com três instrutores, são eles: Luciano Dallago, Adalberto Melchides e Paulo Montenegro, três reconhecidos profissionais da área, que atuaram com sucesso na implementação da cultura de segurança de grandes empresas como: Perdigão, Unimed, USW, Odebrecht, Brookfield entre outras.

O curso de gestão da cultura de segurança aborda técnicas de diagnóstico e implementação de uma cultura de segurança nas empresas e foi desenvolvido pensando em gestores de RH, diretores, profissionais de segurança do trabalho e estudantes.

O curso conta com 37 vídeo-aulas totalizando mais de 3 horas de conteúdos sobre cultura, processos e liderança na segurança do trabalho e conta também com cases reais de implementação da cultura de segurança.
Saiba mais em: http://cursodeculturamkt.inbep.com.br/