Especialistas da Serasa Experian respondem 10 d�vidas sobre Serasa Score
22/06/2017 12:15:00
A ferramenta gratuita de consulta auxilia as empresas na tomada de decis�o de cr�dito
Desde abril a Serasa disponibiliza gratuitamente a consulta ao Serasa Score, pontuação do consumidor, que auxilia as empresas na tomada de decisão de crédito. Veja quais são as perguntas mais comuns sobre a ferramenta
1. O que é o score?
Score é uma pontuação de crédito atribuída a cada consumidor, baseada em informações públicas do mercado sobre pagamentos e movimentações financeiras, dados disponibilizados pela abertura do Cadastro Positivo e (ou) informações constantes nos birôs de crédito sobre dívidas não pagas. Os credores utilizam o score para saber se é seguro emprestar dinheiro/conceder crédito àquele cliente.
2. O que é o Serasa Score?
O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. Cada usuário é pontuado de acordo com a análise de uma série de fatores, como histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados e, caso tenha o Cadastro Positivo aberto na Serasa, o pagamento dos seus compromissos financeiros em dia. Quanto mais alto o score, maiores são as chances de o cidadão honrar compromissos financeiros nos próximos 12 meses e ter acesso facilitado ao mercado de crédito.
O peso de cada informação do Serasa Score é definido de acordo com um estudo do comportamento histórico de grupos de indivíduos não identificados. Esses grupos são compostos por pessoas com características financeiras parecidas. Desse modo, estatisticamente, é possível comparar os resultados obtidos por um consumidor específico com outros do mesmo grupo para o cálculo do Serasa Score. A pontuação vai de zero a 1.000 pontos: até 300 pontos há alto risco de inadimplência; médio risco entre 300 e 700 e baixo risco para quem acumula pontuação acima de 700 pontos.
3. Eu posso ter acesso ao Serasa Score?
Desde o dia 5 abril de 2017 os brasileiros já podem conhecer gratuitamente seu Serasa Score, disponível no site www.serasascore.com.br
4. Quem utiliza o Serasa Score?
Rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, bancos, financeiras e prestadores de serviços e empresas que concedem crédito aos consumidores de modo geral.
5. Para que serve o Serasa Score?
Antes de decidir se emprestamos ou não dinheiro a alguém, pensamos quem é essa pessoa e como ela se comporta. É assim com pessoas e também com empresas. Antes de dar crédito a um consumidor, as empresas precisam ter mais dados para que possam fazer uma análise mais adequada antes de fechar o negócio, ajudando a realizá-los com menor custo, maior agilidade e segurança. O Serasa Score é um dos modelos estatísticos existentes no mercado para a análise de risco de crédito. As empresas podem utilizar outros que são desenvolvidos de acordo com as suas necessidades.
6. Como é composto o Serasa Score?
O Serasa Score é formado com base em informações cadastrais, negativas e positivas (desde que o consumidor tenha aberto o cadastro positivo na Serasa), disponíveis na base de dados da Serasa no momento da consulta, e relacionados às consultas realizadas pelos clientes da Serasa.
7. Qual a vantagem de ter uma boa pontuação no Serasa Score?
A boa pontuação do Serasa Score pode ser o diferencial para viabilizar ou até melhorar uma negociação de crédito, que pode ter condições mais justas, com juros adequados ao perfil do consumidor com boa pontuação, permitindo a democratização da avaliação de risco de crédito.
8. O que ajuda a aumentar a pontuação do Serasa Score?
A pontuação do Serasa Score é dinâmica e é calculada no momento da consulta, considerando as informações disponíveis na base de dados da Serasa. Manter o nome limpo, pagar as contas em dia, conservar os dados cadastrais atualizados na Serasa são atitudes que contribuem para não baixar a pontuação.
9. Quem não tem hábito de comprar a prazo pode prejudicar o próprio Serasa Score?
A compra a prazo e o seu pagamento ajuda a mostrar para o mercado que aquele consumidor assume dívidas e as honra em dia. Porém, é válido destacar que o importante é que esses pagamentos sejam acompanhados pelo mercado e para isso é necessário abrir o Cadastro Positivo. O cadastro vai registrar os pagamentos em dia dos compromissos financeiros, como cartão de crédito, por exemplo, além das contas honradas nas datas de vencimento. Essas informações podem ajudar a melhorar o score. Para saber mais sobre o Cadastro Positivo, acesse www.cadastropositivo.com.br.
10. Se o consumidor já tem o Cadastro Positivo aberto, as informações constarão no Serasa Score?
Sim. O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo aberto na Serasa. As empresas têm um prazo de até sete dias para iniciar o envio das informações positivas para a Serasa a partir do recebimento ou efetivação da adesão ao Cadastro Positivo. O Cadastro Positivo reúne todo o histórico de crédito do consumidor e não só as contas que ele deixou de pagar: seus financiamentos, cartões de crédito, empréstimos com bancos e com o comércio, além de outras contas pagas todos os meses. Ele permite que as empresas que concedem crédito façam uma avaliação individual e mais precisa do seu histórico de crédito.
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