A import�ncia do seguro viagem

16/06/2017 19:00:00

Na hora de planejar sua pr�xima viagem de trabalho ou lazer, � bom pensar na sua seguran�a

A importncia do seguro viagem

Com as férias de inverno se aproximando, muitas famílias começam a planejar suas viagens, comprando passagens, reservando hotéis, organizando roteiros, etc. Porém, o que quase sempre fica de fora dos planos do viajante, é o orçamento de proteção para este período.

Ou seja, quando pensamos em viajar, é imprescindível e prioritário a contratação de um bom seguro viagem, afinal, quando saímos para viajar, tudo o que não queremos é dor de cabeça não é mesmo?

Porém, muitas pessoas quando pensam em seguro viagem, logo acreditam que estão totalmente protegidas com os produtos oferecidos somente pelos cartões de crédito e acabam nem se preocupando em pesquisar ou se informar mais.

Na verdade, esses produtos na sua maioria das vezes não protegem você e sua família devidamente, além de muitos deles não contemplarem as coberturas mínimas exigidas em alguns locais.
Para se ter uma ideia, alguns países da Europa exigem do viajante um seguro de viagem que contemple no mínimo 30.000,00 euros de cobertura para despesas médicas e hospitalares, além da cobertura de repatriação médica. Nos Estados Unidos, por exemplo, não existe a obrigatoriedade da contratação de um seguro viagem, porém, é um dos países onde não existe sistema de saúde pública, tornando o custo do atendimento médico privado muito alto. Estima-se que somente para engessar um braço quebrado nos EUA, você teria que desembolsar em torno de U$ 20.000,00.

Realmente, ter um problema de saúde quando se está longe de casa pode causar um prejuízo muito maior do que imaginamos.

Mas afinal, quais são os principais critérios que você deve se atentar no momento da contratação do seguro viagem:

Alguns produtos preveem apenas o reembolso das despesas e muitas vezes o viajante não dispõe de grandes valores para gastos com imprevistos. Já outros produtos disponibilizam ao cliente a possibilidade de escolher duas opções: trabalhar com reembolso ou ser encaminhado direto para um hospital ou profissional para ser atendido sem custo;

Outro ponto importante são as coberturas oferecidas pelo produto, como: extravio de bagagem, cancelamento de viagem, repatriamento em caso de falecimento, repatriação médica, despesas judiciais entre outras. Além dos valores dessas coberturas, que podem ser ajustados conforme a necessidade do cliente;

Existem produtos no mercado nos quais os valores das coberturas são dados por evento, enquanto em outros, os valores das mesmas são oferecidos por vigência (período de viagem);

Vale também ressaltar uma questão muito importante: se o produto oferece cobertura para doenças preexistentes, tais como: pedra nos rins e apendicite, que são consideradas preexistentes e em muitos produtos de seguro viagem, o tratamento para esse tipo de doença não é contemplado.

Então já sabe, para uma viagem tranquila, procure com antecedência um corretor de seguros, se informe e tire todas as suas dúvidas sobre qual o melhor plano contratar conforme as suas necessidades.

Boa viagem!

Emanoela Neckel Ferreira
Ferreira e Associados Corretora de Seguros

NÚCLEO DE CORRETORES DE SEGUROS – ACIF