Tecnologia

Florian�polis recebe novo espa�o de conex�o entre startups e grandes empresas

19/05/2017 20:50:00

A inaugura��o do espa�o ser� no dia 25 de maio, no Centro de Inova��o Acate - Primavera

Florianpolis recebe novo espao de conexo entre startups e grandes empresas
A iniciativa � da Associa��o Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).(Foto:Divulga��o)

O Link Lab será um programa de aproximação e conexão para fomentar novos negócios. A inauguração do espaço será no dia 25 de maio, no Centro de Inovação Acate - Primavera.

Um dos polos de tecnologia que mais se destacam no país, Florianópolis acaba de ganhar mais uma iniciativa que pretende estimular a inovação pela aproximação de grandes e médias empresas com o universo das startups. Com a proposta de promover a inovação aberta e o compartilhamento de experiências nasce o Link Lab Acate.

A iniciativa é da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), que tem a Nexxera como patrocinadora cofundadora e as empresas Ambev, ENGIE, Faculdade Cesusc, Flex Contact Center, Marisol e Teltec Solutions como patrocinadoras. Para receber o projeto, um novo espaço de 640m² com escritório compartilhado e oito salas privativas está sendo preparado no Centro de Inovação ACATE - Primavera, em Florianópolis, um dos ambientes mais inovadores da capital catarinense e premiado em 2016 como o melhor projeto de arquitetura corporativa da América Latina.

O Link Lab não será um programa de aceleração de startups, mas sim de aproximação e conexão, explica o vice-presidente de Mercado da Acate e líder do programa, Silvio Kotujansky: “esperamos que essas grandes companhias respirem o ambiente de inovação de nosso ecossistema. A aproximação com startups e sua nova cultura é uma chance para pensar diferente, rever processos e mudar o mindset de executivos e gestores. Ao mesmo tempo, aprender com quem tem experiência e já alcançou o sucesso poderá fazer toda a diferença na trajetória de novos empreendedores”, diz.

A Acate ficará responsável por conectar o Link Lab às mais de 1000 empresas associadas da entidade em todas as regiões do Estado.

Ainda de acordo com Kotujansky, a ideia é não criar muitas regras, para que o ambiente se desenvolva naturalmente como um mini ecossistema de inovação. “O projeto precisa ter vida própria. O ecossistema estará montado e as grandes empresas e startups poderão trabalhar da melhor forma que encontrarem”, explica. As empresas patrocinadoras poderão utilizar o espaço durante um ano e a relação delas com as startups é totalmente aberta: o programa não prevê aquisição total ou parcial das empresas nascentes.

As startups participantes serão associadas à Acate, tendo acesso a dezenas de benefícios ofertados pela entidade. Durante o programa no Link Lab, participarão de iniciativas de acesso a mercado via empresas patrocinadoras, assim como das Verticais de Negócios da ACATE. Além disso, contarão com workshops com parceiros selecionados em áreas como jurídica, contábil, marketing digital, comunicação, estratégia, e terão créditos e descontos no acesso a soluções empresariais, infraestrutura em computação na nuvem, entre outros.

A inauguração do programa está marcada para o dia 25 de maio, somente para convidados. Depois de validar o modelo em Florianópolis, o Link Lab deverá ser replicado em outras cidades de Santa Catarina e do Brasil.

Como as startups podem se inscrever

As startups podem se inscrever de 16 de maio a 16 de junho por meio do site http://linklab.acate.com.br para participarem do processo de seleção. Após esse período, as empresas patrocinadoras, com o apoio da Acate, irão selecionar as startups que possuem melhor sinergia e alinhamento com seus negócios e programas de inovação. As startups selecionadas iniciarão o programa em julho.

As empresas patrocinadoras buscam startups que atuem e desenvolvam soluções em áreas de Realidade Virtual e Aumentada, Machine Learning e Inteligência Artificial, Big Data, Governança e Sustentabilidade Corporativa, Fintech, Edutech, Segurança Cibernética, Internet das Coisas, Saúde e Bem-Estar, Fintech, Biotecnologia, Supply Chain e Logística, Blockchain, entre outras.

Sobre a Acate

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) reúne mais de 1.000 empresas de tecnologia em Santa Catarina, organizadas em diferentes verticais de negócios como fintech, internet das coisas, educação, saúde, games, cloud computing, agronegócios, entre outras. Fundada em 1986 em Florianópolis com atuação em todas as regiões do Estado, a Associação passou a contar em 2017 também com estrutura física em São Paulo, por meio de uma parceria com o  CO.W Coworking Space.

Sobre o Link Lab Acate

O Link Lab é uma iniciativa da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) que conecta grandes e médias empresas, startups, fundos e parceiros para desenvolver negócios em um dos ambientes mais inovadores da América Latina - O Centro de Inovação ACATE Primavera, em Florianópolis, um dos principais polos tecnológicos do Brasil. Seguindo o conceito de inovação aberta, permite às grandes empresas o acesso ao ecossistema de inovação de Santa Catarina. O Link Lab tem a Nexxera como patrocinadora cofundadora e as empresas Ambev, ENGIE, Faculdade Cesusc, Flex Contact Center, Marisol e Teltec Solutions como patrocinadoras.

Conheça as empresas que formam o LinkLab

Patrocinadora cofundadora:

Nexxera

Patrocinadoras:

Ambev

ENGIE

Faculdade Cesusc

Flex Contact Center

Marisol

Teltec Solutions