Gest�o

Comit� do Excel�nciaSC tem seis meses para estimular inova��o nas empresas

03/05/2017 17:39:00

Ponto de partida ser� avalia��o por cada participante no ambiente das pr�prias organiza��es

Comit do ExcelnciaSC tem seis meses para estimular inovao nas empresas
Cartilha do Comit� do Excel�nciaSC dispon�vel para download. (Foto:Divulga��o)

O ExcelênciaSC – Movimento Catarinense pela Excelência promove esse ano mais uma edição do seu Comitê Temático de Inovação, criado em 2016 com o objetivo de difundir práticas inovadoras entre as empresas de Santa Catarina. 

O calendário é bastante extenso – seis meses - e variado. O ponto de partida será uma avaliação, feita por cada participante, do ambiente de suas próprias organizações. Essa análise será repetida ao término do programa para identificar os avanços alcançados na construção de empresas com características que estimulam o desenvolvimento da inovação.

A programação inclui ainda uma série de atividades de aperfeiçoamento. Na manhã do próximo dia 18 de maio os participantes acompanham parte da Jornada Inovação e Competitividade da Indústria Catarinense, promovida pela FIESC. Durante a tarde, trabalham com a técnica do LEGO® SERIOUS PLAY® para construir propostas de valor das empresas catarinenses para o mundo.

Em junho o trabalho prossegue com a discussão da gestão estratégica por OKRs - Objective and Key Results, ferramenta de planejamento muito utilizada por empresas inovadoras, principalmente do Vale do Silício.

O mergulho na cultura da Meca da Inovação terá ainda uma conversa com Thiago Marques, responsável pela Missão Técnica Vale do Silício - Inovação e Tecnologia. Além de um debate sobre a cultura norte americana de inovação e o mercado internacional, os participantes vão avaliar como as empresas brasileiras podem aplicar tendências globais para ganhar competitividade.

Nos meses seguintes haverá um workshop sobre liderança e inovação e um debate com apresentação de cases de empresas para troca de experiências. Em outubro os participantes vão a Campinas visitar a unidade brasileira da 3M, uma das companhias mais inovadoras do mundo.

“Criar um ambiente adequado para a inovação é condição de sobrevivência para qualquer empresa. O Comitê surgiu com o propósito de auxiliar as companhias nessa tarefa e, apesar do curto período de existência, vem dando resultados bastante positivos”, diz o presidente do ExcelênciaSC, Roberto Zardo. O Comitê de Inovação tem como apoiadores a Fiesc, a Fecomércio, o Sebrae e a All Press Comunicação.

Informações: https://www.excelenciasc.com.br/comites-tematicos