Negocios

HBSIS reinventa a pr�pria gest�o para sustentar crescimento

03/05/2017 08:36:00

Lan�amento de plataforma integrada e abertura de unidade em S�o Paulo integram o planejamento

HBSIS reinventa a prpria gesto para sustentar crescimento
Humberto Matesco e Jo�o Luiz Kornely, gestores da HBSIS: crescimento e transforma��o (Foto: Carlos Tonet/Noticenter)

Ela começou em 1990.

Eram quatro profissionais produzindo sistemas para distribuidoras de bebidas.

Hoje são 450 funcionários e um portfólio variado de produtos, a maioria deles focada em logística.

Gigantes como Ambev, BRF, Ultragaz e Votorantim utilizam seus sistemas.

Essa é a HBSIS, empresa que vive uma fase de grandes transformações e atravessa um de seus mais expressivos períodos de crescimento, apesar da retração econômica.

“Nossas soluções otimizam processos vitais para a redução dos custos e o aumento dos ganhos em competitividade e em produtividade das empresas, principalmente em tempos de crise”, diz o CEO Humberto Matesco. “Somos movidos por resultados.”

LEAN APLICADO AO SOFTWARE

A HBSIS trabalha desenvolvendo softwares e projetos, criando soluções customizadas para resultados estratégicos.

Atua em áreas complexas, atendendo a clientes que precisam equacionar processos complicados de armazenamento, distribuição e entrega.

“Notamos que nós próprios, a partir da nossa expansão, passamos a nos defrontar com maiores desafios na gestão de nossos projetos”, diz o executivo.

Humberto explica que, ao lado de diversas certificações técnicas, a HBSIS passou a adotar também a metodologia Lean de produção:

“Buscamos evitar o desperdício de tempo, esforço e retrabalho. Passamos a entregar produtos em fases. Assim, uma etapa subsequente só é acrescentada após a etapa anterior ter sido concluída e aprovada”.

A nova sistemática foi muito bem recebida pelos clientes:

“Agora o próprio cliente pode contribuir com o desenvolvimento, pois ele vai testando as fases. Se algo não ocorrer conforme o planejado, pode ser corrigido rapidamente sem que seja preciso alterar o que já foi feito”.

SPIN-OFFS

Com a expansão a HBSIS reformulou sua estrutura empresarial em 2016, passando a atuar em três diferentes frentes de mercado.

A nova estrutura contempla as soluções HB.Prever e HB.Conselhos, que contam com gestão independente nas empresas Previva e BRConselhos.

A BRConselhos fornece soluções em gestão para conselhos profissionais.

A Previva desenvolve soluções para gestão em saúde.

“Elas surgiram como spin-offs de dois produtos da HBSIS. Suas características específicas e os perfis diferenciados dos mercados nos levaram a optar pela criação de empresas independentes e focadas”, diz Humberto.

Os serviços de outsourcing e soluções para logística ficaram exclusivamente sob a marca HBSIS.

CRESCIMENTO

A HBSIS quer crescer 20% em 2017.

A estratégia de ampliação inclui a instalação de uma unidade em Campinas/SP e o lançamento ao mercado de uma plataforma com sete soluções logísticas integradas, que ajudam na gestão de todas as operações, desde o armazém até a entrega final.