Gest�o

Cartilha re�ne pr�ticas para se destacar pela inova��o

27/04/2017 17:49:00

Desenvolvida pelo Comit� Tem�tico de Inova��o do Excel�ncia SC, cartilha re�ne 12 relatos de organiza��es

Cartilha rene prticas para se destacar pela inovao
Os cases envolvem marcas de diversos portes e setores: Embraco, Eliane, Engie, Duas Rodas, Aurora, Compufour, Odeme Dental Research, Conc�rdia Inform�tica, Cravil, Atar e Termot�cnica.(Foto:Divulga��o)

O Comitê Temático de Inovação do Excelência SC - Movimento Catarinense pela Excelência reuniu em uma cartilha relatos sobre práticas adotadas por 12 organizações catarinenses que se destacam pela inovação.

As práticas foram apresentadas em forma de cases durante uma série de encontros promovidos pela entidade no segundo semestre de 2016.

A cartilha está disponível AQUI.   
“Queremos ajudar outras empresas a caminharem em direção à inovação, rota essencial para a competitividade. Para isso, apresentamos informações relevantes que ajudam a compreender o que torna um ambiente inovador, o perfil das pessoas inovadoras, as parcerias mais importantes e a gestão do processo de inovação em si. Este é um documento valioso para quem quer se adaptar às novas exigências do mercado”, diz o presidente do Excelência SC, Roberto Zardo. Os textos da cartilha são da All Press Comunicação e a produção, da agência Target.

Os cases envolvem marcas de diversos portes e setores: Embraco, Eliane, Engie, Duas Rodas, Aurora, Compufour, Odeme Dental Research, Concórdia Informática, Cravil, Atar e Termotécnica. Há também o relato do processo de inovação da Celesc, a estatal de energia de Santa Catarina.

Um dos aprendizados dos encontros foi em relação às motivações do processo de inovação. “Inovar não é o mesmo que inventar algo. Inovar exige criatividade e pode ter como produto final algo que não existia, mas não se resume a isso. A inovação tem um propósito, que é atender a uma demanda – identificada ou não – ou, em casos extremos, criar no consumidor uma necessidade. Não há, portanto, inovação descolada do mercado”, diz a cartilha.