Com�rcio

Exporta��es no estado crescem 22,44% no primeiro trimestre

10/04/2017 13:45:00

Crescimento demonstra oportunidade e benef�cios para empresas de qualquer porte

Exportaes no estado crescem 22,44% no primeiro trimestre
Erica Debossan Reinert, diretora da UP Comex (Foto:Cr�dito: Daniel Zimmermann​)

Expandir as oportunidades para fora do país é uma estratégia que, de acordo com Erica Debossan Reinert, pode trazer estabilidade em momentos de turbulência na economia nacional

As empresas catarinenses exportaram 22,44% a mais no primeiro trimestre de 2017 em comparação do mesmo período de 2016.

Os dados da balança comercial brasileira apontam que foram comercializados para outros países US$ 1,948 bilhão.

Os números são animadores, de acordo com a especialista em comércio exterior da UP Comex, Erica Debossan Reinert. Ela acredita que, além das tradicionais indústrias de grande porte, os pequenos e médios negócios tenham influenciado nestes números.

"Até pouco tempo, se acreditava que trabalhar com comércio internacional era uma oportunidade restrita aos maiores players do mercado. O cenário nacional instável e a facilitação de processos por parte do Governo Federal fizeram com que as chances de faturar fora do país fossem grandes também para os pequenos e médios", explica ela.

Além dos processos burocráticos que, lembra Erica, existem para garantir a idoneidade das operações, os entraves ficavam por conta da logística e da busca por compradores no mercado internacional. Isso mudou.

"As trades estão cada vez mais preparadas para atender às necessidades destes negócios como se fossem um setor dentro da própria indústria", acrescenta. Ela comenta que tanto as questões de transporte quanto o outsourcing para busca de negócios já podem ser operados pela UP Comex.

Soluções

Um dos projetos que estimulam os negócios internacionais para indústrias de médio e pequeno porte é o Comex Fácil, lançado pela UP Comex em 2016.

O pacote de serviços inclui desde o cadastramento no Siscomex (sistema do Governo Federal que faz a verificação dos negócios internacionais) até questões documentais, contábeis, logísticas e busca por negócios.

"Nós acreditamos no potencial do Brasil como fabricante de produtos inovadores, não apenas de commodities. E as indústrias de pequeno e médio porte são referência quando nesse assunto. Por isso criamos o programa, que facilita e fortalece as PMEs no comércio internacional", finaliza Erica.