design

Arquitetura corporativa traduz a identidade das empresas

05/04/2017 20:46:00

Escrit�rios e empresas t�m buscado a arquitetura para dar mais conforto aos funcion�rios

Arquitetura corporativa traduz a identidade das empresas
Um escrit�rio de advocacia, por exemplo, exige um ar mais formal, enquanto uma empresa de arquitetura pode mostrar-se mais criativa e despojada�, explica Osvaldo Segundo. (Foto:Divulga��o)

Cada vez mais as empresas e escritórios têm se preocupado em criar um ambiente que, além de funcional, seja agradável aos olhos e proporcione conforto.

Esse é o papel da arquitetura corporativa, que traduz a identidade da empresa nos móveis, decoração, iluminação e todos os elementos que fazem parte do ambiente.

O arquiteto Osvaldo Segundo, do escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados, de Blumenau, salienta que um grande desafio nessa área é criar ambientes adaptados às necessidades das pessoas, pensando em facilitar a comunicação, proporcionar ergonomia e auxiliar no aumento da produtividade, tudo isso levando-se em conta o perfil da empresa.

“Um escritório de advocacia, por exemplo, exige um ar mais formal, enquanto uma empresa de arquitetura pode mostrar-se mais criativa e despojada”, explica Osvaldo Segundo.

Iluminação


A iluminação é um ponto chave na arquitetura corporativa. Além de ter que obedecer às normas de saúde do trabalhador, deve valorizar o projeto arquitetônico. Sem contar que uma iluminação bem projetada pode criar efeitos incríveis.

“Quando pensamos na iluminação, temos que ter cuidado para não criar sombras para áreas de leitura e de trabalho e dar destaque em alguns pontos”, observa Osvaldo Segundo.

Aqui, o arquiteto acrescentou à iluminação embutida que já existia, os três pendentes que conferem identidade à sala de reuniões e iluminam o centro da mesa.