Premia��o

Abertas as inscri��es para pr�mio Engie Brasil de Inova��o

27/03/2017 17:45:00

Com tema Cidades do Amanh�, projetos vencedores podem ser incorporados pela empresa

Abertas as inscries para prmio Engie Brasil de Inovao
O vencedor ser� premiado no Engie Brasil Innovation Day 2017, que acontecer� no Rio de Janeiro. (Foto:Divulga��o)

Em Santa Catarina a Engie trabalha na geração de comercialização de energia elétrica e solar.

Com objetivo de promover a criatividade empreendedora, a empresal abriu hoje, 27 de março, as inscrições para o Prêmio Engie Brasil de Inovação.

A premiação, que está em seu terceiro ano, tem como tema Cidades do Amanhã e é aberta a empresas (start-ups) e empreendedores brasileiros que apresentem soluções inovadoras que possam ser aplicáveis no país, dentro dos seguintes segmentos:

  • Geração Descentralizada de Energia;

  • Mobilidade Urbana Sustentável (soluções sustentáveis e inteligentes para transporte urbano, monitoramento e gestão do tráfego);

  • Eficiência Energética (projetos de armazenamento de energia para edifícios);

  • Smart Grid (soluções para utilização racional e coordenada dos recursos energéticos em sistemas elétricos, interligados ou isolados);

  • Iluminação Pública (soluções inteligentes relacionadas à iluminação pública).

O objetivo da premiação é que o projeto vencedor possa fazer uma parceria com a Engie para ser desenvolvido no país.

A companhia é a maior produtora privada de energia elétrica do Brasil e com foco crescente em serviços e soluções para cidades, como monitoramento por câmeras, controle de tráfego por semáforos inteligentes, geração solar descentralizada (painéis instalados em residências, edifícios comerciais ou empresas), eficiência energética, entre outras.

“A Engie busca cada vez mais incorporar e incentivar boas ideias e iniciativas inovadoras que permitam o uso mais racional e eficiente de energia, serviços de mobilidade urbana, segurança e iluminação pública com menor custo para as cidades, visando transformar as cidades em Cidades do Amanhã, não só mais eficientes e inteligentes como também mais sustentáveis em prol do bem estar da população, além de ser uma crescente oportunidade de negócios para a companhia", diz Maurício Bähr, presidente da Engie Brasil.

O vencedor será premiado no Engie Brasil Innovation Day 2017, que acontece no dia 01 de junho no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, evento gratuito e que será aberto ao púbico.

O projeto selecionado participará do evento internacional de inovação, o Engie Innovation Week 2017, realizado em Paris, de 12 a 16 de junho.

As passagens e hospedagens do gerente do projeto ganhador e mais um membro da sua equipe serão custeadas pela companhia.

As inscrições para Prêmio Engie Brasil de Inovação 2017 estão abertas até o dia 7 de maio.

O regulamento e o formulário para cadastrar os projetos estão disponíveis AQUI

Caso de Sucesso

Premiado em 2016, o projeto Soluz Energia está atualmente sendo apoiado pela Engie. A solução consiste no desenvolvimento de um trocador de calor de baixo custo e alta eficiência, totalmente inovador, que se acopla atrás de painel fotovoltaico de geração solar.

Com o equipamento instalado, o painel se transforma em uma tecnologia híbrida, dois em um, capaz de produzir mais eletricidade e também água quente.

A Engie Solar, braço do grupo para geração solar distribuída, comprou algumas instalações-piloto para análise técnica e comercial a fim de testar a viabilidade de incorporar a tecnologia inovadora aos produtos da empresa.