Cultura

FCC elege novo presidente para representar regi�o Sul em F�rum Nacional

17/03/2017 20:45:00

Rodolfo Pinto da Luz, assumir� a vice-presid�ncia Forum Nacional de Secret�rios e Dirigentes de Cultura

FCC elege novo presidente para representar regio Sul em Frum Nacional
Entre os assuntos tratados est� a continuidade dos contratos em vig�ncia atualmente, em especial no �mbito dos programas Pontos de Cultura, Viva Cultura, Cidades Hist�ricas e Economia Criativa.(Foto:Divulga��o)

O presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rodolfo Pinto da Luz, assumirá a vice-presidência da regional Sul do Forum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura, que ocorreu na última quinta-feira, (16) em Brasília (DF).

O Fórum existe desde 1983 e é um importante espaço de debate, articulação e intercâmbio acerca das políticas culturais no Brasil, suas oportunidades e desafios, com função consultiva e opinativa.

O encontro é promovido Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Eleito pelos dirigentes de Rio Grande do Sul e Paraná para o mandato de um ano, Rodolfo terá, entre outras funções, a incumbência de trabalhar uma maior articulação entre as secretarias de cultura dos três estados, com intercâmbio e parceria para ações na área.

Durante o mesmo evento, o secretário de Cultura do Ceará, Fabiano dos Santos Piuba, foi escolhido presidente do Fórum, com votação aberta a todos os dirigentes presentes.

Audiência

Durante a tarde do dia 16 de março, os dirigentes participaram, ainda, de audiência com o Ministro da Cultura, Roberto Freire, quando apresentaram as principais questões debatidas na parte da manhã.

Entre os assuntos tratados está a continuidade dos contratos em vigência atualmente, em especial no âmbito dos programas Pontos de Cultura, Viva Cultura, Cidades Históricas e Economia Criativa.

Além disso, as alterações na aplicação e distribuição de recursos da Lei Rouanet também foram pauta da audiência. Segundo Pinto da Luz, uma nova instrução normativa está em fase de análise e deve descentralizar os recursos destinados aos projetos para além do eixo Rio de Janeiro - São Paulo.

"A ideia é que cada projeto possa captar no máximo R$ 10 milhões e cada empresa possa aplicar até R$ 40 milhões em projetos do eixo Rio-São Paulo", explica.

Valores acima deste teto devem ser destinados a proponentes de outras regiões do país. Na ocasião, o ministro se propôs, ainda, a estabelecer um diálogo mais próximo com o Fórum de Dirigentes e participar das próximas reuniões.