Imposto

Florian�polis e Joinville est�o entre as cidades com menores custos para se empreender

27/01/2017 11:22:00

Blumenau aparece na nona posi��o no ranking dos munic�pios com maiores custos de impostos

Florianpolis e Joinville esto entre as cidades com menores custos para se empreender
Estudo da Endeavor foi realizado em 32 cidades com maior potencial para empreender do pa�s (Foto: Divulga��o)

A Endeavor em parceria com a Ernst Young, fez um levantamento sobre quais são as alíquotas médias que os empreendedores se deparam quando abrem seu próprio negócio.

A pesquisa analisou os valores do Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), de competência municipal, e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), destinado ao governo do estado.

O levantamento também analisou a quantidade de incentivos fiscais estaduais existentes em cada município.

Com os dados, formou o Índice de Custo de Imposto. Quanto maior o índice, menores são os custos de impostos da cidade e maiores são os incentivos fiscais.

A pesquisa foi realizada nas 32 cidades com maior potencial para empreender do país, incluindo capitais e municípios de médio porte.

O grande destaque foi Brasília. A capital federal teve o melhor índice entre as cidades analisadas.

Florianópolis aparece em segundo lugar, alcançando 7.136 no índice. Outro município catarinense que é destaque na lista é Joinville, com 7.121 no índice, a cidade ficou em quarto lugar.

Já Aracaju, capital de Sergipe, tem os maiores custos de impostos entre os municípios pesquisados.

Menores custos

Levantamento mostra os municípios que têm os menores custos de impostos na média. Quanto maior o índice, menores são os custos dos impostos e maiores são os incentivos fiscais.

Maiores custos

Levantamento mostra os municípios que têm os maiores custos de impostos na média. Quanto menor o índice, maiores são os custos dos impostos e menores são os incentivos fiscais. Dos municípios catarinenses, apenas Blumenau ocupa a nona posição nessa lista.