Programa

ACIF apresenta programa de Compliance para 2017

10/01/2017 06:00:00

Projeto tem como objetivo orientar as rela��es da entidade e de seus colaboradores

ACIF apresenta programa de Compliance para 2017
Sander DeMira, presidente da Acif, destaca que o programa faz parte da prepara��o da entidade para os pr�ximos 100 anos (Foto: Divulga��o)

A Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), adota desde o final de 2016, um programa de compliance para orientar as relações da entidade e de seus colaboradores.

O presidente da entidade, Sander DeMira, afirma que a o programa faz parte da preparação da ACIF para os próximos 100 anos. 

“Decidimos reafirmar nossa filosofia e reunir as orientações sobre o tema em um documento único. Que possamos estabelecer um padrão modelo e catalisador de movimentos semelhantes em outras entidades e nas empresas associadas”, conclui.

O documento é pioneiro entre as associações comerciais do país. As versões online e impressas estão à disposição para consulta pública desde dezembro de 2016.

O Programa de Compliance será aplicado aos integrantes dos órgãos da administração e a todos os colaboradores da entidade, independentemente do nível hierárquico, além de todos que possam interferir ou influenciar nas atividades da associação ou serem afetados pela entidade.

A política de compliance reúne orientações que buscam nortear condutas em processos e iniciativas junto aos associados, parceiros, fornecedores, sistema confederativo, comunidade empresarial, sociedade, aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, partidos políticos, meios de comunicação e formadores de opinião.

As dúvidas ou denúncias de desvio de conduta podem ser feitas diretamente para o Comitê de Compliance pelo email compliance@acif.org.br, sendo assegurada a preservação de identidade.

Formado por um membro do Conselho Superior, um membro da Diretoria Executiva e um membro indicado pelos colaboradores da ACIF, o Comitê será é responsável pela apuração dos casos relatados e por emitir um parecer com as medidas que considere adequadas.