Endeavor

50 planilhas e templates para ganhar tempo na gest�o do seu neg�cio

15/12/2016 20:00:00

Selecionamos cinquenta ferramentas pr�ticas de marketing, vendas, finan�as e inova��o que podem facilitar sua rotina

50 planilhas e templates para ganhar tempo na gesto do seu negcio
Ferramentas facilitam tarefas dif�ceis, otimizam o tempo e ajudam no operacional (Foto: Divulga��o)

A Endeavor selecionou 50 ferramentas que vão auxiliar na sua rotina. Elas facilitam tarefas difíceis, otimizam o tempo, ajudam no operacional e abrem espaço na agenda para pensar melhor em tudo o que for estratégico.

Confira:

MARKETING E VENDAS

1. Planilha para Projeção de Vendas

É indicada para empreendedores com negócios do estágio inicial ao mais estável que se atentam a questões de sazonalidade.

É útil porque permite lidar com a projeção de vendas em si, incluindo os nomes dos principais produtos geradores de receitas, com uma estimativa de vendas por mês e o valor de cada unidade.

2. Matriz BCG para analisar seu mix de produtos

É indicada para empresas já estabelecidas. Startups e empresas em fase de planejamento ainda não dispõem de dados suficientes para efetuar a análise.

É útil porque é um método eficaz para se analisar o ciclo de vida de um produto, desempenhar a gestão de marcas, montar planos estratégicos ou até mesmo uma estratégia de vendas.

3. Mapa de Empatia para empreendedores

É indicado para empreendedores e profissionais responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos (ou serviços).

É útil porque é um mapa visual que orienta a discussão e o brainstorming sobre a criação de novos produtos a partir da perspectiva do cliente.

4. Captação de clientes: grandes contas

É indicado para orientar o micro e pequeno empreendedor que quer se preparar para apresentar sua empresa aos potenciais consumidores.

É útil porque usa de uma abordagem simples que tem o potencial para adaptar a realidade do negócio, quebrando alguns mitos e preparando o empreendedor para situações importantes.

5. Design thinking para pequenas e médias empresas

Indicado para negócios de todos os portes que tenham interesse em criar experiências de consumo altamente desejadas por seus clientes.

É útil porque permite ampliar o conhecimento sobre o consumidor e sugere como transformar as informações obtidas em negócios mais rentáveis.

6. Plano de Marketing e Vendas para Empreendedores

É indicado para empreendedores sem experiência em planejamento de vendas.

É útil porque muitos empreendedores não investem o tempo devido em planejamento, seja na criação da empresa, seja no decorrer do percurso, muitas vezes sem dispor dos recursos necessários.

7. Precificação baseada em valor

Indicado para todos os tamanhos de negócio e projetos.

É útil porque empreendedores que oferecem produtos ou serviços inovadores ou com alguma diferenciação muito relevante.

8. Job to be done para empreendedores

Indicado para empreendedores e executivos de empresas de todos os portes.

É útil porque contribui para que o consumidor aumente sua percepção do valor de um produto ou serviço e, consequentemente, para o crescimento das vendas.

9. Design de produtos, desenvolvido por Steve Jobs

Indicado para negócios em fase inicial ou de pequeno porte, que atuem no desenvolvimento e na venda de produtos. Pode, eventualmente, ser adaptado para comércio e serviços.

É útil porque organiza as principais diretrizes usadas por Steve Jobs no período em que a Apple ainda era “só uma empresa de garagem”, com recursos limitados.

10. Nomes para um novo negócio

Indicada para empresas de todos os portes.

É útil porque apresenta técnicas simples para a geração e seleção de nomes para um novo negócio.

ESTRATÉGIA E GESTÃO

11. Análise 360° da oportunidade de negócio

Indicado para empreendedores de primeira viagem.

É útil porque capacita o empreendedor a avaliar quais das suas ideias têm o maior potencial para ser relevante e lucrativa.

12. As 5 Forças de Porter para analisar a concorrência

Indicada para organizações de todos os tamanhos.

É útil porque o empreendedor pode analisar o ambiente competitivo em que sua organização está inserida e determinar o melhor posicionamento do negócio diante dos concorrentes.

13. Missão, visão e valores

Indicada para organizações de todos os portes, em especial as que estão nascendo ou as pequenas.

É útil porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

14. Effectuation para não empreendedores

Indicada para pessoas que querem criar um negócio próprio, mas que, por algum receio, ainda não se tornam empreendedores.

É útil porque orienta o futuro empreendedor nas etapas de geração de ideias de negócios, implementação e crescimento inicial.

15. Análise SWOT

Indicada para organizações de todos os portes, para todas as fases de maturidade do negócio.

É útil porque com essa análise o empreendedor pode organizar um plano de ação para reduzir os riscos e aumentar as chances de sucesso da empresa.

16. Business Model Canvas

Indicada para organizações de todos os portes.

É útil porque a ferramenta permite que empreendedores e estrategistas definam o modelo de negócios da empresa de uma forma simples e visual.

17. Definição de metas para pequenas e médias empresas

É indicado para empresas de pequeno porte.

É útil porque a ferramenta torna mais claros os conceitos de objetivo, indicador e meta, que são complementares, mas diferentes.

18. 5W2H – plano de ação para empreendedores

É indicado para todos os tamanhos de negócio.

É útil porque a base da metodologia está centrada na resposta a sete perguntas essenciais. Os “Ws” e os “Hs” são derivados das iniciais de palavras interrogativas em inglês (what, why, who, where, when, how e how much).

19. Matriz de gestão do tempo

Indicado para todas as pessoas que querem gerenciar suas horas para priorizar o que é realmente importante para o negócio.

É útil porque é uma ferramenta visual, de fácil entendimento, e bastante eficaz para que as pessoas organizem melhor seu tempo de acordo com suas verdadeiras prioridades.

20. Funil de ideias para um novo negócio

Indicada para quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir.

É útil porque facilita o processo de geração e validação de uma ideia de negócio, com base em uma ferramenta visual.

21. Mapas mentais para empreendedores

Indicada para empreendedores e seus times se expressarem de formas alternativas para organizar ideias, pensamentos e conceitos.

É útil porque ajuda a organizar, apresentar e discutir seus pensamentos e ideias não lineares a respeito de assuntos relacionados à empresa.

22. MAT: plano de negócios simplificado

Indicada para empreendedores individuais com faturamento mensal máximo de R$ 5 mil.

É útil porque orienta o planejamento de empreendedores não familiarizados com técnicas de gestão.

23. Plano de negócio em pirâmide

Indicada para empreendedores em busca de investidores que elaboram um plano de negócio pela primeira vez.

É útil porque auxilia o empreendedor a organizar as informações da empresa, considerando o objetivo do seu plano de negócio.

INOVAÇÃO

24. Triz para geração de ideias em times

Indicada para empresas de todos os portes, em especial as menores, que demandam melhorias e inovações em processos, produtos e serviços.

É útil porque orienta a geração de ideias, aumentando a eficácia das soluções buscadas.

25. Diagnóstico da inovação para pequenas e médias empresas

Indicado para pequenas e médias empresas.

É útil porque permite a empresas comprometidas com a inovação a obtenção de vantagens competitivas e a adoção de medidas para tornar o negócio ainda mais inovador.

26. Os 4Ps da gestão da inovação para PMEs

Indicada para negócios de todos os portes, mas vale alertar que a ferramenta foi desenvolvida considerando pequenas e médias empresas.

É útil porque oferece uma visão abrangente sobre como a inovação pode ser gerida em organizações de menor porte, embora também possa ser usada em negócios maiores.

27. Scamper: técnica de geração de ideias

É útil porque torna possível direcionar e organizar a discussão de um grupo de pessoas para um resultado produtivo.

INVESTIMENTO E ACESSO A CAPITAL

28. Mapa de Linhas de Fomento para inovação tecnológica

É indicada para empresas de todos os portes com interesse em inovação tecnológica, em especial as de micro e pequeno porte (MPE).

É útil porque apresenta e organiza as principais fontes de recursos para projetos de inovação no Brasil e guia o empreendedor na definição da alternativa mais adequada para o seu projeto.

29. Investimento-anjo: checklist do Empreendedor

É indicada para empreendedores iniciantes e negócios nascentes.

É útil porque apresenta uma lógica que pode facilitar o acesso a esse tipo de investidor e aumentar as chances de captação de recurso.

30. Pitch para investidores

Indicada para empreendedores em busca de capital de investidores ou participantes de competições de empreendedorismo.

É útil porque organiza as informações que devem ser transmitidas ao investidor (ou à banca de avaliação) de maneira sintetizada e persuasiva.

FINANÇAS

31. Orçamento Base Zero para pequenas e médias empresas

Indicada para pequenas e médias empresas em operação há pelo menos um ano fiscal.

É útil porque ajuda o empresário a conhecer os principais gastos, estabelecer metas de corte e priorizar os custos fundamentais para o funcionamento do negócio.

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA

32. 4 tipos de colaboradores de Jack Welch

Indicado para empreendedores e executivos de empresas de qualquer porte, o foco está na experiência de Jack Welch com gestão de pessoas.

É útil porque permite uma avaliação periódica e o alinhamento do colaborador com os valores da empresa. Além disso, os critérios de divisão asseguram uma tomada de decisão mais assertiva quanto ao destino de cada membro.

33. Método da cumbuca

Indicada para empresas de todos os portes, em especial as menores e aquelas com poucos recursos para investir em treinamento e desenvolvimento de equipes.

É útil porque conta com uma técnica simples de aprendizagem organizacional que pode trazer resultados concretos com baixos investimentos. Além disso, incentiva o autodesenvolvimento dos colaboradores.

34. Formação de equipes empreendedoras

Indicada para empresas em fase de pré-lançamento e aquelas que querem formar equipes mais integradas com a visão do empreendedor.

É útil porque ajuda a achar as pessoas certas para os lugares certos, determinando quais são os postos-chave e os indivíduos mais indicados para preenchê-los.

35. Livro de cultura para pequenos negócios

Indicado para empreendedores que querem criar um ambiente organizacional em que as equipes fazem questão de estar.

É útil porque aborda meios para identificar como os colaboradores percebem o negócio, além daquilo que pode ser feito para criar uma cultura inspiradora, capaz de engajar o time.

36. OKRs para startups

É indicado para empresas de todos os portes, em especial para startups que precisem aprender a gerenciar seu time de colaboradores em direção aos resultados esperados.

É útil porque é uma ferramenta de gestão de pessoas usada para gerenciar o time de colaboradores a chegar aos resultados esperados.

37. 70-20-10 para pequenas e médias empresas

É indicada para empreendimento de pequeno e médio porte em busca de melhor desempenho.

É útil porque sugere que o tempo de trabalho seja distribuído em proporções e incentiva o time a pensar em otimizações de processos continuamente.

38. Avaliação de sócios em 4D

Indicada para sócios de futuros negócios e startups em que as relações ainda são informais e não planejadas, mas que desejam o crescimento contínuo, rápido e/ou sustentável do negócio.

É útil porque alinha percepções, expectativas e compromissos dos sócios.

39. Brand Character para pequenas empresas

Indicada para negócios em fase inicial.

É útil porque permite organizar três fatores fundamentais numa mesma direção: a marca, os aspectos físicos e a cultura organizacional.

40. Conselho consultivo para pequenas e médias empresas

Indicada para empresas de pequeno e médio porte em geral.

É útil porque suaviza um dos maiores desafios dos empreendedores: a jornada solitária das decisões mais difíceis.

41. MBWA: Management By Walking Around, por David Packard

Indicada para negócios em fase inicial ou de pequeno porte, mas pode ser adaptado para negócios maiores.

É útil porque é simples de entender e fácil de implementar, quando a empresa e o empreendedor ainda estão em formação.

OPERAÇÕES E TECNOLOGIA

42. Check-up da gestão de produção e operações

Indicado para organizações de pequeno porte, especialmente as ligadas à indústria.

É útil porque permite tomar decisões a respeito do quadro ideal de colaboradores, por meio de uma avaliação rápida sobre quem deve ser promovido, treinado, receber uma nova chance e quem deve ser sumariamente demitido.

43. Poka yoke para pequenas e médias empresas

Indicado para empresas que precisam reduzir a quantidade de defeitos em produtos e falhas humanas na operação, na administração do negócio e na prestação dos serviços.

É útil porque a ideia fundamental desta ferramenta é de que se há uma falha ou um defeito, é possível tomar atitudes para prevenir e detectar algo indesejado.

44. Check-up de gestão para PMEs

Indicada para negócios de todos os portes, mas esta ferramenta foi desenvolvida considerando pequenas e médias empresas.

É útil porque oferece uma lista de sistemas de gestão que podem ser implementados pela empresa.

45. Técnica do 5S para empreendedores

Indicado para negócios de todos os tamanhos, mas esta ferramenta foi desenvolvida considerando os de menor porte.

É útil porque permite que o empreendedor introduza a disciplina dos 5S em sua empresa de forma simples.

LEGAL E TRIBUTÁRIO

46. Term sheet para empreendedores

É indicado para empreendedores em busca de aporte de capital de investidores profissionais (investidores anjo, investidores de seed capital/capital semente, venture capital e private equity).

É útil porque permite que o empreendedor compreenda as principais cláusulas e, com a ajuda de um advogado especializado no assunto, se prepare melhor para a negociação do investimento.

47. Projeção de investimentos em ativos fixos

É indicada para empreendedores que estão saindo do Home Office para montar o primeiro escritório ou a primeira loja.

É útil porque permite o planejamento do número de utensílios adquiridos e também do investimento financeiro que será feito para os ativos fixos.

AUTOCONHECIMENTO

48. Fluxo do comportamento empreendedor

Indicado para empreendedores que buscam desafios contínuos e novas habilidades, não se tornando alguém entediado ou apático.

É útil porque ajuda o empreendedor a manter o comportamento empreendedor em alto nível durante toda a vida, como fizeram Steve Jobs e Walt Disney.

49. Propósito pessoal para empreender

Indicado para empreendedores em busca do propósito pessoal verdadeiro para liderar a criação e o desenvolvimento de um grande negócio.

É útil porque ajuda o empreendedor a alinhar sua própria missão à do negócio.

50. Autoconhecimento empreendedor

Indicado para pessoas que querem empreender um negócio próprio ou que já estão liderando suas empresas.

É útil porque oferece informações para que o empreendedor reflita sobre sua personalidade e inteligência e saiba utilizá-las no desenvolvimento do seu negócio.