Juros

Taxas de juros se mant�m est�veis no m�s de novembro

13/12/2016 11:46:00

Redu��o de 0,25 ponto percentual na Taxa Selic s� deve ser sentida na pesquisa do pr�ximo m�s

Taxas de juros se mantm estveis no ms de novembro
Em rela��o a pessoa jur�dica das tr�s linhas de cr�dito pesquisadas, duas tiveram suas taxas de juros elevadas no m�s (Foto: Divulga��o)

Após sofrerem a primeira redução em dois anos no mês de outubro de 2016, as taxas de juros das operações de créditos permaneceram estáveis no mês passado.

O diretor executivo de estudos e pesquisas da Anefac, Miguel José Ribeiro de Oliveira, ressalta que o que Banco Central reduziu a Taxa Básica de Juros (Selic) em 0,25 ponto percentual, e que esta mudança deve ser sentida apenas no próximo mês:

“Com certeza essa queda eventualmente será repassada para as taxas de juros das operações de crédito e será observada na próxima pesquisa de juros, a ser divulgada em janeiro de 2017”, afirma.

Oliveira acredita que desde outubro de 2016 o Banco Central começou a flexibilizar sua política monetária com a redução da taxa básica de juros (Selic).

Pessoa Física

Das seis linhas de crédito pesquisadas, uma teve sua taxa de juros mantida no mês (CDC-Bancos-Financiamento de veículos), duas tiveram suas taxas de juros reduzidas (empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeira) e três tiveram suas taxas de juros elevadas (juros do comércio, cartão de crédito rotativo e cheque especial).

A taxa de juros média geral para pessoa física ficou estável em 8,20% ao mês (157,47% ao ano) em novembro de 2016, sendo esta a menor taxa de juros desde agosto de 2016.

Pessoa Jurídica

Das três linhas de crédito pesquisadas, duas tiveram suas taxas de juros elevadas no mês (Desconto de duplicatas e conta garantida) e uma teve sua taxa de juros reduzida no mês (Capital de giro).

A taxa de juros média geral para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,01 ponto percentual no mês (0,21 ponto percentual no ano).