F�rias

Especialista d� dicas de como planejar as f�rias sem comprometer o or�amento

22/10/2016 11:00:00

Planejar com anteced�ncia o local da viagem e adiantar as compras de Natal ajudam no or�amento do final de ano

Especialista d dicas de como planejar as frias sem comprometer o oramento
Uma dica � pesquisar as op��es de lazer que o destino oferece e iniciar uma poupan�a (Foto: Divulga��o)

Falta pouco para o final do ano e muitos já estão de olho nas férias. O período de descanso traz também aumento nas despesas com as festas em família, presentes e viagens que podem comprometer o orçamento se não forem planejadas.

Adiantar as compras do Natal e escolher os destinos com antecedência fazem toda a diferença na hora de fazer as contas.

O gerente da Unicred Indaial, Elton de Azevedo, dá algumas dicas de como planejar as férias sem comprometer o orçamento, confira: 

Escolha o destino com antecedência: quanto antes você escolher onde passar as suas férias, mais opções de voos e hospedagens estarão disponíveis, garantindo preços mais acessíveis. Além disso, com antecedência é possível parcelar em mais vezes, assim pesa menos no bolso e a dívida já estará paga no dia da viajem.

Pense além da passagem: em uma viagem, é preciso levar em consideração o custo da passagem, hospedagem, alimentação, transporte, passeios e as compras. A dica é pesquisar as opções de lazer que o destino oferece e iniciar uma poupança. Em caso de viagens internacionais, fique atento às cotações que variam de um dia para outro. Aproveite a época de “baixa” das moedas estrangeiras e compre aos poucos.

Use o cartão de crédito: além de ser mais seguro, o cartão de crédito permite o parcelamento das compras sem taxas de juros. Inclua no seu planejamento o quanto você pode gastar no cartão de crédito, para não começar o ano com as dívidas das férias. Lembre-se também da conversão da moeda em caso de compras internacionais, assim você evita surpresas.

Linhas de crédito: quem esperou para planejar as férias na última hora, pode optar por linhas de crédito com taxas de juros diferenciadas.