Motiva��o

Especialista lista dicas para realizar contrata��es seguras em tempos de crise

01/10/2016 11:00:00

Michelle Digi�como destaca que � preciso observar o perfil do candidato e ser criterioso na hora de contratar

Especialista lista dicas para realizar contrataes seguras em tempos de crise
Michelle afirma que contrata��es erradas podem ter consequ�ncias maiores em momentos de crise (Foto: Divulga��o)

Nem só de demissões é feita uma crise econômica. Contratar as pessoas certas pode ser o melhor investimento de um gestor para começar a se livrar da turbulência.

A especialista em RH, Michelle Digiácomo, proprietária da Contato Gestão de Pessoas, de Florianópolis, alerta que uma contratação errada pode ter consequências maiores em momentos de crise.

De acordo com a consultora, as demissões e a queda nas vagas de emprego colocaram mais profissionais à disposição no mercado em diversas áreas. Mas é preciso atenção para não contratar sem critério.

“Está mais fácil contratar agora e há mais possibilidades de negociação salarial. Mas o erro de muitas empresas, que muitas vezes não conhecem as melhores técnicas de avaliação, é acabar contratando o primeiro profissional que aparece”, explica.

Na hora de encontrar pessoas que possam ajudar a empresa a decolar, é preciso observar o perfil dos candidatos. Não se deve levar em conta apenas o conhecimento técnico, mas também as características pessoais.

“O mercado está precisando de pessoas inovadoras e multitarefas. As empresas estão cada vez mais enxutas, então os funcionários precisam estar preparados para desempenhar diferentes funções”, diz Michelle.

Outra dica da especialista é investigar os motivos que os candidatos colocam em relação à saída de seu último emprego.

Uma forma de tornar esse processo mais assertivo é contar com o apoio de um profissional de RH.

“Os custos com contratação e demissão devem ser otimizados, logo, a assertividade no momento da contratação é necessária, com testes técnicos focados no perfil da vaga, entrevistas e testes comportamentais. Aqui devem ser utilizadas todas as ferramentas de gestão de pessoas para que o processo seletivo tenha alto índice de acerto”, defende Michelle.

Lição de casa

Para tirar o melhor da equipe em momento de crise, é importante ser transparente e expor o papel de cada um no desafio que a empresa enfrenta.

“É preciso conversar com os funcionários sobre o momento de crise e ser transparente quanto às possíveis demissões, quando for o caso. Também é importante expor desafios e atuar com possibilidades de crescimento de tarefas e aprendizado”, diz Michelle.

Outras ferramentas de gestão de pessoas, como feedbacks constantes, análise de clima, comunicação clara nos projetos e plano de cargos e salários também auxiliam na retenção de profissionais.