Artigo

Artigo: Um novo olhar para a gest�o das organiza��es

05/07/2016 17:30:00

Por: Iracema Pagnoncelli, assessora organizacional na �rea de Gest�o de Pessoas

Artigo: Um novo olhar para a gesto das organizaes
Iracema Pagnoncelli: a lideran�a vision�ria possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se �s adversidades, se planejar e se preparar previamente (Foto: Divulga��o)

Quando se muda o jeito de ver as coisas, muda-se o jeito de fazer e, quando se muda o jeito de fazer, mudam-se os resultados. Ao contrário do que muita gente pensa, os resultados não vêm do esforço, e sim da mudança de olhar: isso é gestão visionária.

A gestão visionária em uma empresa é a transformação daqueles que a constituem através do autoconhecimento.  São as pessoas que fazem os resultados acontecerem. A partir do momento em que estes colaboradores e também gestores passam a se conhecer melhor, através de um trabalho de autoconhecimento, desejam abandonar antigos padrões mentais e sair do reprodutivo, do jeito “como sempre foi feito”. Esta mudança de paradigma se dá todos os dias, em cada desafio. Aí a gestão visionária encontra espaço para se desenvolver através de pessoas com uma nova mentalidade, livrando-se dos entulhos e liberando espaço para o novo chegar com clareza, determinação e planejamento. Uma gestão visionária é feita por pessoas comprometidas, criativas e ousadas que vibram uma pela outra e não se contentam apenas com os resultados. Transcendem, vão além, até chegar nos resultados almejados.

A liderança visionária possui a habilidade de identificar e criar oportunidades, anteceder-se às adversidades, se planejar e se preparar previamente. Além disso, este tipo de liderança consegue fazer com que os liderados se sintam mais motivados, enxergando possibilidades de crescimento e alcance de resultados cada vez maiores e melhores.

A gestão do líder visionário é pautada na visão sistêmica, do Todo da empresa e não mais fragmentada, que leva em conta diversas variáveis, recursos e influências diretas que podem contribuir para o alcance de metas e objetivos.

Para isso a empresa precisa conhecer, através de informações coletadas, o cenário atual onde está inserida, identificar o seu foco de atuação, selecionar seus clientes alvo, gerando fidelização desses clientes, se tornando uma Empresa Única para eles. Os resultados almejados virão com um trabalho que diariamente busca a melhoria contínua e a inovação. Cada integrante da equipe sabe que o trabalho de um interfere no outro. Eis a força de uma equipe que não está apenas reunida, mas unida! O foco principal da empresa plena, não está na melhora isolada das partes, mas na imagem total de uma empresa competitiva, rentável e saudável.