Palestra

Evento desmitifica o discurso de conflito de gera��es

30/06/2016 18:00:00

Especialistas debatem sobre o encontro de cinco gera��es no mundo corporativo

Evento desmitifica o discurso de conflito de geraes
Evento ter� como palestrantes Glauco J�se Corte, presidente da Fiesc, Andrea Druck, diretora do Grupo Habitasul e Lucas Scmidt, fot�grafo de moda (Foto: Divulga��o)

Cinco gerações opostas e com suas complexidades convivem atualmente no mundo corporativo. Procurando compreender esse cenário, a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH- SC), em parceria com o Collectivo, organizam o debate “O Y é o X da questão - a convergência das cinco gerações”.

O evento ocorre no dia 6 de julho, no S7 Coworking, em Florianópolis, a partir das 19h30min. Para debater o tema, foram convidados Glauco José Corte, presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Andrea Druck, diretora institucional do Grupo Habitasul e de Lucas Schmidt, fotógrafo da área de moda.

A palestra é indicada para empreendedores, executivos e profissionais de recursos humanos. Os ingressos são limitados e podem ser reservados através do telefone (48) 3204-6403.

Conflito de gerações

Os tradicionalistas, nascidos entre 1922 e 1945, representam uma faixa etária marcada por grandes acontecimentos históricos, como a segunda guerra mundial e a grande depressão.

Fiéis em suas convicções e às suas carreiras, muitos deles ainda ditam as regras do mercado, como os seus sucessores, os Baby Boomers (1945-1965), que foram determinantes para o reerguimento da economia global, com foco em suas empresas e valorização da ascensão profissional, e, sobretudo, poucos receptivos às mudanças.

A Geração X (1965-1977) presenciou inúmeras modificações sociais. Com uma visão mais empreendedora, foram os primeiros a dominar os computadores e abriram caminho para a Geração Y (1977-2000), que cresceu num período de prosperidade econômica e mais do que ninguém souberam incorporar as ferramentas da revolução tecnológica ao seu dia a dia. 

No futuro, um quinto grupo será incorporado à cadeia produtiva, a chamada Geração Z - millenials. Autodidatas, eles não conheceram o mundo sem a internet e não irão se submeter às condições de trabalho impostas por quase um século.

A integração de profissionais de idades distintas, em um universo cada vez mais globalizado, trouxe para as organizações econômicas um grande desafio e o antigo discurso de “conflito de gerações” vem sendo rapidamente substituído por uma inegável convergência, na medida em que essas cinco gerações experimentaram profundas transformações sociais sustentadas pela ubiquidade da internet, suas ferramentas e redes.