SC recebe lan�amento do primeiro Observat�rio Social Estadual

26/09/2018 15:00:00

Evento acontece na sede da OAB/SC, em Florian�polis

SC recebe lanamento do primeiro Observatrio Social Estadual

Santa Catarina vai ser o primeiro estado do Brasil a receber um Observatório Social Estadual.

Terá como incumbência articular o Sistema OSB no estado e atuar diretamente no controle social da aplicação dos recursos públicos pelos agentes dos poderes executivo, legislativo e judiciário catarinenses.

O lançamento será na segunda-feira, dia 1 de outubro, às 19h, na sede da OAB/SC, em Florianópolis.

 

HISTÓRICO

Em novembro de 2016 foi implantada a Unidade Administrativa do OSB em Santa Catarina, que durante todo esse tempo, esteve trabalhando para a constituição do Observatório.

A unidade é integrada por representantes dos Observatórios Sociais de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Brusque, Itajaí, Imbituba, Rio do Sul, Lages e Chapecó e irá representar os atuais 27 Observatórios Sociais instalados em municípios catarinenses.

A organização está aberta a contribuições de cidadãos e entidades. 

O presidente voluntário do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, destaca que a instalação do escritório vem atender uma demanda cada vez maior no sentido do fortalecimento do Sistema OSB no estado, gerada pelo trabalho realizado pelos observatórios instalados em Santa Catarina:

“Outros aspectos importantes a destacar são o amadurecimento dessa consciência cidadã junto as comunidades e a necessidade de termos um olhar sobre as contas públicas do Estado, contribuindo para a eficiência da gestão pública em todos os sentidos”.

 

EVOLUÇÃO

Nos últimos cinco anos, o Sistema OSB cresceu 110%, estando presente em mais de 130 cidades de 16 estados, sendo 20% deles em Santa Catarina.

Isso contribuiu para uma economia superior a R$ 3 bilhões aos cofres municipais, ampliou a média de empresas licitantes de 3 para 9 nas prefeituras onde se faz presente e congregou mais de 3 mil voluntários.