Presidente da Teka ataca decis�o judicial e se afasta do cargo

19/09/2017 08:30:00

Frederico Kuehnrich Neto afirma que Justi�a est� colocando a empresa em risco

Presidente da Teka ataca deciso judicial e se afasta do cargo

O empresário Frederico Kuehnrich Neto, presidente da indústria têxtil Teka, de Blumenau, decidiu se afastar do cargo provisoriamente.

Ele divulgou carta ao mercado em que dispara críticas contra a nomeação de novos gestores pela Justiça, que determinou o afastamento de diversos membros da diretoria.

A Justiça diz que as modificações foram feitas como última cartada para evitar a falência da empresa.

Kuehnrich acusa os gestores judiciais de abuso de direito e que as medidas judiciais colocam a empresa em risco.

 

DECADÊNCIA

A Teka já foi uma das maiores empresas têxteis do país, com forte presença no exterior.

Na edição do anuário Maiores e Melhores da revista Exame do ano 2000, a empresa aparecia entre as 6 maiores do pais no setor têxtil e a 245ª maior empresa brasileira no ranking geral.

Há vários anos sequer é citada.

Veja a íntegra da carta:

Prezados Senhores,

1. A presente carta tem como objetivo comunicar a V.Sas. sobre o meu afastamento voluntário e provisório do cargo de Presidente das empresas em referência, que compõe o Grupo Teka, tendo em vista a minha expressa discordância das medidas que vêm sendo adotadas pela atual gestão, nomeada por força de decisão judicial exarada nos autos da recuperação judicial do Grupo Teka (proc. nº 0023674-23.2012.8.24.008).

2. Destaco que foram interpostos recursos contra essa ordem de destituição dos antigos membros do Conselho Administrativo e Fiscal e nomeação de novos gestores judiciais indicados pela Administradora Judicial, além de pedido de reconsideração (ambos, por advogados contratados ainda sob a minha gestão e que, em flagrante conflito de interesses e abuso de direito, as pessoas nomeadas tentam revogar); atualmente, ambas as medidas aguardam deliberação judicial.

3. Neste cenário altamente conturbado, sempre com o objetivo de envidar os melhores esforços para o efetivo soerguimento das empresas do Grupo Teka, comunico o me afastamento voluntário da presidência, reservando-me o direito de retornar aos exercícios das minhas funções, (i) após a apreciação do pedido liminar supramencionado, ou (ii) após o julgamento definitivo do recurso, qualquer que seja o seu resultado.

4. Esclareço que o meu temporário afastamento, de forma alguma, implica qualquer concordância com a ordem judicial de destituição dos membros dos Conselhos Administrativo e Fiscal do Grupo Teka, tampouco com as medidas que vêm sendo/serão adotadas pela atual gestão; pelo contrário, as medidas adotadas claramente vêm colocando em risco o Grupo Teka e, no caso de derrocada, essas pessoas poderão ser responsabilidades pelos danos causados ao Grupo Teka e aos seus acionistas.

5. Assim, o meu afastamento nada mais é do que uma medida colaborativa e uma tentativa de pacificar o ambiente de gestão das empresas do Grupo Teka, até que está questão seja solucionada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina ou pelo MM. Juízo que preside a recuperação judicial.

6. Sendo o que me cumpria no momento, coloco-me à inteira disposição para os esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,


Frederico Kuehnrich Neto