Banco Central abre consulta para norma que regula fintechs de cr�dito

08/09/2017 10:00:00

minuta est� dispon�vel no site do BC e nas centrais de atendimento ao p�blico. Interessados podem encaminhar sugest�es e coment�rios

Banco Central abre consulta para norma que regula fintechs de crdito

O Banco Central publicou na quarta-feira, 30, o edital de consulta pública com a proposta de norma que dispõe sobre a constituição e o funcionamento da sociedade de crédito direto e da sociedade de empréstimo entre pessoas.

A norma, que faz parte da Agenda BC+, pilar “Crédito mais Barato”, também disciplina a realização de operações de empréstimo entre pessoas por meio de plataforma eletrônica. A medida está inserida na estratégia do BC de aumentar a competição no Sistema Financeiro Nacional, fomentar o crédito e reduzir seu custo para o tomador final.

As novas normas estão voltadas para empresas que empregam intensivamente tecnologia no mercado de crédito, conhecidas como fintechs de crédito. As novas instituições financeiras estarão sujeitas a critérios de regulação proporcionais, compatíveis com o porte e o perfil de risco, e a processos de autorização simplificados. 

A regulação das operações de crédito por meio de plataformas eletrônicas tende a aumentar a segurança jurídica dos contratos e pode contribuir para o aumento da eficiência e da concorrência no mercado de crédito, com potencial para a redução do spread bancário, com impacto positivo para a economia real, inclusive no que se refere ao crédito a pequenas e médias empresas.

A minuta está disponível no endereço do Banco Central do Brasil na internet e nas centrais de atendimento ao público, podendo os interessados encaminhar sugestões e comentários até 17 de novembro deste ano, por meio de uma das opções apresentadas no edital.