Economia

Desacelera��o da infla��o abre espa�o para maiores quedas da Selic

13/02/2017 07:35:00

De acordo com o SPC Brasil taxa de juros da Selic pode chegar pr�ximo dos 10% at� o final do ano

Desacelerao da inflao abre espao para maiores quedas da Selic
No acumulado de 12 meses, a infla��o ficou em 5,35%, em forte desacelera��o em rela��o aos 6,29% de dezembro de 2016 (Foto: Divulga��o)

Ainda que a inflação oficial medida pelo IBGE tenha aumentado para 0,38% em janeiro, acima dos 0,30% de dezembro, o dado foi o menor para o primeiro mês do ano desde o início do Plano Real.

O IPCA foi puxado pela sazonalidade de aumento de preços no mês, com destaque para tarifas de ônibus urbano e intermunicipal e alimentação.

No acumulado de 12 meses, a inflação ficou em 5,35%, em forte desaceleração em relação aos 6,29% de dezembro de 2016 e dos 10,71% em janeiro do ano passado. 

Para o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roque Pellizzaro Junior, a tendência de desinflação da economia torna mais crível a convergência à meta de 4,5% em 2017, o que abre ainda mais espaço para a queda na taxa de juros Selic para próximo de 10% até o final do ano.

"A manutenção da política monetária vigilante e a queda na demanda estão contribuindo para a queda dos preços. Aliada à evolução, ainda que demorada, do ritmo de confiança dos consumidores e empresários, esses fatores devem ter efeito positivo na evolução do cenário macroeconômico", analisa Pellizzaro.