Febraban

Nova plataforma permite pagamento de boletos vencidos em qualquer ag�ncia

25/01/2017 18:51:00

Projeto est� previsto para iniciar as opera��es em mar�o de 2017 e ter� implanta��o gradual at� dezembro

Nova plataforma permite pagamento de boletos vencidos em qualquer agncia
Entre os benef�cios do programa est�o o pagamento ap�s o vencimento em qualquer ag�ncia banc�ria participante, redu��o da inconsist�ncia de dados, evitar o pagamento em duplicidade e identificar o CPF do pagador (Foto: Divulga��o)

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com a rede bancária, está desenvolvendo um novo sistema de liquidação e compensação para os boletos bancários.

“A nova plataforma de cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da Febraban.

A nova plataforma de cobrança está prevista para iniciar as operações em março de 2017, e terá implantação gradual até dezembro.

Entre os benefícios do programa estão o pagamento após o vencimento em qualquer agência bancária participante, redução da inconsistência de dados, evitar o pagamento em duplicidade e identificar o CPF do pagador.

Funcionamento

Com o novo processo, os bancos passarão a controlar melhor todos os boletos que forem postados para os pagadores, melhorando a capacidade de filtrar o envio de boletos indevidos.

A grande mudança proporcionada pelo novo sistema ocorre quando o consumidor (pessoa física ou jurídica) fizer o pagamento, mesmo de um boleto vencido.

Nesse momento será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto que estiver sendo pago coincidirem com aqueles que constam no sistema da nova plataforma, a operação é validada.

Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança.

No modelo atual, isso não ocorre porque nem todos os boletos são registrados em uma base centralizada.