Economia

Ficar no Simples nem sempre � um bom neg�cio

25/01/2017 13:21:00

Contador adverte sobre armadilhas que levam empresas a pagar mais tributos

Ficar no Simples nem sempre  um bom negcio
Cristiano Bernardi, diretor da Bernardi Contabilidade, ressalta que as empresas devem estar atentas �s armadilhas presentes na legisla��o (Foto: Divulga��o)

Empresas de serviços e profissionais liberais devem ficar atentos para seu enquadramento fiscal.

Empresas que estão no Simples podem estar pagando mais impostos do que se estivessem classificadas como empresas de Lucro Presumido ou Lucro Real.

Quem dá a dica é o contador Cristiano Bernardi, diretor da Bernardi Contabilidade, de Blumenau, especializada na área de serviços e profissionais liberais.

“Muitas empresas pensam que pagam menos imposto se forem enquadradas no Simples, mas podem estar equivocadas”, adverte.

Ele cita exemplos:

“Uma empresa de representação comercial inscrita no Simples pode pagar entre 16,93% até 22,45% de impostos pelo Simples. Se optar pelo Lucro Presumido, pagará 13,33%”.

“Essas distorções são comuns também em empresas da área da saúde. Profissionais como médicos e psicólogos, por exemplo, às vezes pagam mais do que deveriam por desconhecerem as melhores opções de enquadramento”.

Armadilhas

Bernardi ressalta que as empresas devem estar atentas às armadilhas presentes na legislação.

“Conhecer detalhadamente os meandros da legislação faz toda a diferença no momento de optar pelo enquadramento das empresas”.

Os empresários têm prazo até 31 de janeiro para decidir se permanecem no Simples Nacional para o ano de 2017.

Caso decidam mudar devem fazer a comunicação de Exclusão do Simples Nacional.

Sobre a Bernardi Contabilidade

Cristiano Bernardi dirige a Bernardi Contabilidade, quepresta assessoria contábil e tributária para empresas de todos os portes, em setores como comércio, indústria, profissionais da saúde, advogados, empresas de informática e TI, bares e restaurantes e prestadores de serviço.  

A empresa também trabalha com a apuração de imposto de renda para pessoa física e jurídica e presta assessoria para Microempreendedores Individuais (MEIs).

Tem clientes Fácil Informática, Gralha Azul Importadora e Distribuidora, Link Soluções em Potencial Humano, Marcenaria Gesser, MTM Indústria de Confecções, N-TEX Representações Comerciais, Selatec Adesivos e Selantes, SoftwareLab Tecnologia, Quellon do Brasil Sistemas, Infobac Sistemas e VR4 Administradora de Bens.

Bernardi conta com  mais de 20 anos de experiência na área contábil.

É graduado em Ciências Contábeis e pós-graduado em Contabilidade e Gestão Tributária pela Furb. Foi professor universitário na área e atualmente ministra cursos de contabilidade no Sescon Blumenau.








O triunfo da cooperação

Artigo por Neivor Canton, Presidente da Aurora Coop