Economia

FGTS como garantia para empr�stimo no setor privado limita poder de compra

23/10/2016 15:00:00

Especialista alerta que o dinheiro utilizado para o pagamento de d�vidas freia o consumo no presente

FGTS como garantia para emprstimo no setor privado limita poder de compra
Andriei Beber explica: com cada vez mais dinheiro sendo destinado a pagar d�vidas passadas, menos consumo acontece no presente (Foto: Divulga��o)

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é uma maneira de proteger os trabalhadores que são demitidos sem justa causa.

Nesse caso, o trabalhador pode retirar o valor depositado, atualizado com juros, além da multa rescisória de 40% a ser depositada pelo empregador.

Recentemente, o Congresso promulgou uma lei que permite ao trabalhador do setor privado oferecer parte do saldo do seu FGTS como garantia em um empréstimo consignado. O objetivo dela é fazer com que o trabalhador privado tenha acesso facilitado ao crédito.

Para muitos trabalhadores, essa nova lei pode ser vista como algo vantajoso, no entanto, o professor da Fundação Getúlio Vargas e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança, Andriei Beber, ressalta que com cada vez mais dinheiro sendo destinado a pagar dívidas passadas, menos consumo acontece no presente:

“Esta lei tem uma forte relação com a alavancagem financeira, uma estratégia que permite ampliar o poder de compra ou investimento por meio do aumento no nível do endividamento. Porém, do mesmo modo que a alavancagem permite a ampliação dos ganhos, expõe o investidor a perdas igualmente grandes”, destaca.

Dados do Banco Central apontam que em janeiro de 2016, as famílias brasileiras comprometiam cerca de 45% de sua renda anual com dívidas.

“Assim, não é mera coincidência a recessão que o país vive. Com cada vez mais dinheiro sendo destinado a pagar dívidas passadas, menos consumo acontece no presente. E não será assumindo mais dívidas que esse quadro mudará”, afirma.

Ainda de acordo com Andriei, a falta de dinheiro não pode, nem deve ser sanada com mais dinheiro, mas, sim, com mudança de estratégia.