Como escolher um sistema de RH para tornar a �rea mais estrat�gica?

27/06/2017 12:11:00


Postado por Equipe Benner

Fim do mês chegando, áreas da empresa exigindo novas contratações, treinamentos se acumulando. Por mais um mês você não traçou a estratégia de gestão de RH (Recursos Humanos) para propor soluções que venham a fazer diferença, seja na economia ou no aumento do lucro para a empresa. 

Se conseguisse colocar tais ações em prática, deixaria de ser uma área operacional e colocaria seu setor em um patamar estratégico para a organização. Mas, mais uma vez, você e seu time tiveram de destinar tempo e esforços para atividades operacionais, como fazer controle de ponto dos funcionários e ficaram longe de ser um RH estratégico.

Então pare e pense: mais do que operacionalizar as funções mensais (e essenciais!) para o bom andamento da organização, você precisa encontrar alternativas para trazer eficiência à área. Afinal, é seu departamento que coordena o que sua empresa tem de mais essencial: o capital humano. A alternativa mais indicada é a tecnologia. Sabendo como escolher um sistema de RH, você conseguirá mudar esse cenário, e “desafogar” sua equipe das atividades operacionais, para evoluir nas análises estratégicas da área!

Mas, se você ainda tem dúvidas de como escolher sistemas de folha de pagamento e de como realmente eles vão te ajudar, confira pontos em que a automação faz total diferença no RH:

#1 No processamento das folhas de pagamento e benefícios

Com tecnologia, a integração de dados, como benefícios de cada funcionário, verbas a serem consideradas no cálculo, horas extras, insalubridade, periculosidade, entre outros, são automaticamente considerados no processamento da folha, assim como os provisionamentos, por exemplo. Você dispensa a necessidade de conferências pesadas e de retrabalho, reduzindo os riscos de erros nos cálculos dos pagamentos.

#2 Na triagem dos processos de recrutamento de seleção

Ligar candidatos – externos e internos – ao processo de recrutamento e seleção também é possível, quando se conta com a tecnologia certa. Um sistema especializado traz eficiência e flexibilidade na abertura de novas vagas, com a definição detalhada dos pré-requisitos de cada perfil desejado. Você pode até desenvolver um banco de talentos personalizado, com currículos que podem vir a ser utilizados em novos processos. De forma estruturada, você conseguirá preencher as vagas abertas em sua empresa com maior velocidade.

#3 Em como fazer controle de ponto dos funcionários

Nesse processo, atender a legislação e não deixar nenhuma hora escapar é essencial, logo, a tecnologia mais do que nunca também é. Com a coleta automática das marcações de ponto e controle de acesso, você automatiza tanto controle de horários e jornadas, quanto o processo de integração entre o ponto e a folha de pagamento. Você conta ainda com relatórios gerenciais para acompanhar
informações sobre horas extras, entrada e saída de funcionários, benefícios solicitados, entre outras ocorrências do processo.

#4 No planejamento de carreira e gestão de desempenho

Se o capital humano é essencial para sua empresa, desenvolvê-lo passa a fazer parte das atividades estratégicas do RH. E para fazê-lo de forma eficiente, mais uma vez a tecnologia pode ajudar. Com uma solução especializada, você consegue, por meio de métricas e avaliações, acompanhar o desempenho de cada funcionário, identificar potenciais talentos e pontos de melhoria de cada um deles. Ganham tanto a empresa, ao desenvolver seus profissionais, quanto estes, com visibilidade de carreira.

#5 No atendimento e relacionamento com outras áreas

Ao dispor de um sistema automatizado para gestão de RH, você também poderá dispor de informações úteis e rápidas para demais gestores e funcionários da empresa. Com relatórios claros e portais de atendimento, é possível fornecer informativos de ponto, folha e treinamentos para os colaboradores, além de colocar à disposição dos gestores os históricos de funcionários – sem a necessidade de envolver alguém do RH. 

#6 Na tomada de decisão da área de RH e da empresa

Com informações seguras e sempre à mão, a tomada de decisão na área do RH e na empresa como um todo também ganha eficiência. Abrir uma nova vaga ou manter as horas extras, mudar alguém de turno, promover ou desligar um funcionário são exemplos de decisões que serão tomadas com mais segurança e velocidade a partir de um sistema especializado nos processos da área de RH.

#7 No cumprimento de normas de compliance e legislação

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), assim como acordos sindicais de cada categoria, trazem muitas especificações ao RH, e requerem muita atenção e cuidado. Deixar de pagar um adicional noturno, ou estar abaixo do piso salarial pode acarretar processos, autuações e muita dor de cabeça. Por isso, você precisa saber como escolher um sistema de RH que atenda à legislação e às constantes atualizações, para ajudar sua empresa a estar em dia com os órgãos regulamentadores, sem um esforço manual enorme de seus funcionários. Aliás, sua empresa está preparada para o eSocial?

Lendo os pontos acima, fica fácil entender melhor como escolher um sistema de RH pode tornar a área estratégica. Ao trazer mais qualidade e automatizar atividades diárias operacionais, onde se perde muito tempo e se tem grande risco de falhas, você aumenta a eficiência do time e, consequentemente, da sua empresa.

Conheça aquiempresas que souberam como escolher sistemas de folha de pagamento e tornaram – definitivamente – seu RH estratégico.